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Postagem atraente

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Como fazer uma postagem atraente e irresistível no Facebook!

Vamos ver o que é necessário para criar postagens de ótima qualidade, atraentes e irresistíveis.

Os elementos que envolvem uma boa postagem são muitos, as melhores postagens normalmente são criativas e positivas e têm o poder de despertar sentimentos, desejos e curiosidade.

Podem ser divertidas ou transmitir idéias de vitória, sucesso, liberdade e tranquilidade.

Uma postagem deve possuir conteúdos relevantes e com proposição de valor, como por exemplo, apresentando a solução de um problema ou revelando algum segredo ou dica de grande interesse.

ppostagem atraente facebook

As pessoas gostam de postagens divertidas e que apresentam coisas inéditas que o usuário acredita que não encontrará em nenhum outro lugar da internet.

É importante ter também uma “call-to-action” (chamada para ação) decisiva e contundente.

Postagem atraente: Imagens

A primeira coisa que as pessoas vêem numa postagem é a área da imagem/vídeo e somente depois leem o texto.

Mais de noventa por cento das publicações com mais engajamento possuem vídeos ou imagens.

Se compararmos a partipação dos usuários com uma pescaria, veremos que é preciso algo interessante para atrair o seu alvo.

As pessoas geralmente estão tão saturadas com informações complexas vindas de todo lado que se sentem atraídas por coisas fáceis de absorver.

Uma imagem que consegue atingir a pessoa nesse sentido tornará sua postagem atraente e fatalmente resultará em curtidas e comentários para a sua postagem.

Portanto, a imagem é o cartão de visita, ou, em outra analogia, a pedra angular da postagem.

postagem atraente

Imagens que mais chamam atenção

– Fotos de pessoas bonitas, principalmente rostos (as pessoas amam fotos);

– Imagens engraçadas (com bom senso, pois imagens mal colocadas ou de mal gosto podem fazer mais mal do que bem);

– Pessoas apontando para o usuário;

– Gráficos;

– Representações de dinheiro;

– Conceitos de luxo (muita gente tem fixação por artigos de luxo);

– Representações de sucesso e liberdade.

Apesar de chamativas as imagens devem ser simples e claras, sem muitos detalhes e com pouco texto.

Com efeito, as imagens mais atraentes possuem cores fortes e contrastantes.

Um exemplo de imagens que provocam um segundo olhar são aquelas que apresentam rostos de pessoas, principalmente sorrindo, ou alguém apontando para o usuário ou para algum lugar da tela.

postagem atraente apontando

Melhores cores

As cores que mais geram interesse no Facebook são:

  1. Lilás/roxo
  2. Amarelo
  3. Preto/cinza escuro
  4. Verde limão
  5. Vermelho

 

postagem atraente

Cores contrastantes juntas numa mesma imagem também chamam a atenção. 

Veja na figura ao lado as cores que estão em pontos opostos.

Tamanho das imagens usadas no Facebook

Foto de perfil: 160 x 160 pixels.

Foto de capa: 851 pixels x 315 pixels.

Timeline de Fanpage: 504 x 504 pixels.

Imagem de pré-visualização: 398 x 398 pixels.

Emoticons

Usar emoticons também ajuda a atrair a atenção dos usuários. 

Com efeito, pesquisas recentes revelam que publicações com emoticons apresentam por volta de 50% a mais de curtidas e comentários.

A esse respeito veja meu artigo Emoção à Flor da Pele nas Redes Sociais

emoji e emoticon mão

Programas para criar ou editar imagens

  1. Canva – Programa mais usado por criadores de imagens de mídia social
  2. Pixlr – Edição geral de imagens, com destaque para redimensionar imagens e fazer fundos transparentes, dentre centenas de ótimos recursos.
  3. Stencil – Muito usado por blogueiros e profissionais de marketing.
  4. Piktochart – Criador simples de infográficos, muito fácil de usar.
  5. Infogr.am – Sem dúvida a melhor ferramenta para criar gráficos e tabelas.
  6. Meme Generator – Para criar memes e macros de imagens.
  7. Fotor Collage Maker – Ideal para fazer uma colagem a partir de várias imagens.
  8. Timeline Slicer – Cortar imagens com perfeição para páginas do Facebook.

Postagem atraente: Texto

É importante escrever um texto curto e contundente.  Algumas pesquisas apontam para o limite de noventa caracteres, mas não se deve prender a isso e sim à necessidade de comunicar com precisão a idéia pretendida.  

Vamos ver algumas idéias interessantes para escrever textos atraentes:

– Perguntas

As perguntas têm o poder de fazer com que o leitor se coloque na situação indicada e se interesse em participar.

– Analogias

Tornam o conteúdo mais técnico e consegue chamar a atenção pelas comparações ou parábolas apresentadas.

– Histórias

Histórias interessantes e bem contadas têm o poder de conseguir muitas curtidas e compartilhamentos.

– Citações

Usar uma citação de efeito é uma ótima forma de atrair a atenção e trazer credibilidade para a postagem. Além de citar a fonte é importante apresentar sua própria idéia a respeito do assunto.

– Idéias polêmicas

Frases controversas têm um poder incrível de atrair a atenção do leitor. 

Trata-se de idéias contrárias àquelas geralmente aceitas pela maioria, logo, apesar de conseguir um grande engajamento você poderá receber algumas críticas. 

Por isso esse recurso deve ser usado com sabedoria.

Palavras atraentes

postagem atraente notebook

Palavras e expressões 

que mais chamam

a atenção

Como – Transmite a idéia de estar comunicando algo de grande importância e valor.

Ex.: Como ter mais amigos no Facebook

Como fazer – Mesmo caso anterior mas adicionando a idéia de estar apresentando um ‘passo a passo’ para realizar algo que ninguém mais sabe.

Ex.:  Como fazer uma postagem atraente no Facebook.

Erro – Fica subtendido que será apresentada a solução para um problema.

Ex.: Saiba qual é o principal erro ao fazer postagens no Facebook.

Dicas – Transmite a idéia de uma ajuda gratuita.

Ex.: Veja dicas para fazer postagens mais atraentes no Facebook.

Fácil – Dá idéia de apresentar um atalho para realizar uma tarefa que normalmente seria difícil.

Ex.: Modo fácil de melhorar sua performance no Facebook.

Garantido – Transmite confiança para que a pessoa não tome decisões erradas.

Ex.: Método garantido para conseguir mais engajamento nas suas postagens do Facebook.

Novo – Gera curiosidade, como se o usuário estivesse sendo apresentado a algo atual e importante.

Ex.: Novos métodos para ser mais visto no Facebook.

Segredo – Também desperta curiosidade com a promessa de transmitir informações até então não reveladas.

Ex.: Segredo revelado para ser mais visto no Facebook.

Truque – Palavra atrativa porque as pessoas gostam de economizar tempo, dinheiro e esforço.

Ex.: 10 truques para conseguir mais curtidas em sua página do Facebook.

Comprovado – Transmite a idéia de que algo já foi testado e agora só resta aprender e usar.

Ex.: Método comprovado para ter mais curtidas em sua Fanpage.

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Postagens pagas

Em postagens pagas é interessante usar as seguinte palavras, dentre outras:

Completo – Transmite a idéia de que tudo a respeito daquele assunto está ali.

Dinheiro – Assunto de grande interesse porque todos nós precisamos de dinheiro.

Economizar – Chama a atenção pelo fato de ser possível gastar menos.

Exclusivo – Passa a idéia de que o assunto não será encontrado em nenhum outro lugar do mundo.

Por que – Denota uma pergunta que deverá vir acompanhada da solução.

Rápido – Chama a atenção porque nos dias atuais ninguém quer perder tempo.

Resultado – Promessa de resolver algo que normalmente não é fácil.

Último – Desperta nas pessoas um certo senso de urgência (últimos produtos disponíveis, últimos dias para fazer determinada coisa, etc.)

Agora – Traz a pessoa para o presente, em contraste com promessas que acontecerão somente no futuro.

Descubra – Desperta curiosidade e vontade de desbravar o desconhecido.

Conclusão

Postagens com um visual bonito e texto relevante, com alta proposição de valor e credibilidade, escritas de acordo com as normas da língua, certamente se destacarão entre as demais e receberão mais curtidas, comentários e compartilhamentos.

Espero que tenham gostado das dicas para fazer uma postagem atraente. Outros assuntos poderiam ser introduzidos, como SEO para Facebook, o banco de imagens Shutterstock, como impulsionar publicações, o carrossel (muitas imagens ou vídeos numa mesma postagem), infográficos, gifs animadas, etc, mas tudo isso será assunto para postagens futuras.

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