Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :
TUDO SOBRE O MUNDO DIGITAL

Cursos, concursos, artigos, informações, etc.

Home / Lista de emails

Lista de emails

img

Vamos ver quais são os métodos mais usados para conseguir uma lista de emails.

Lista de emails para email marketing

Todos que trabalham com marketing digital e, consequentemente, com email marketing, sabem da importância de construir sua lista de emails. 

Muitos pagam por programas auto responder, que além de filtrar e guardar os emails captados, permitem ao usuário criar campanhas e enviar seus emails periodicamente, de forma sincronizada.

Um exemplo é o E-Goi, que é grátis para até 500 contatos.

Há aqueles, no entanto, que não têm paciência de construir listas e chegam a comprar listas de email. 

O problema é que muitos email dessas listas compradas não existem mais e alguns foram até mesmo inventados. Por isso os provedores de emails acabam assinalando todos os emails enviados como spam.

O problema dos spans é tão séria que os provedores de email criaram até armadilhas, chamadas de Spam Traps, com a finalidade de fazer com que as pessoas que captam listas de emails na internet sejam desmascarados, sendo qualificados como “enviadores de emails indesejados” (spramers). 

Essas armadilhas se baseiam no fato de que ninguém pode confirmar ter se inscrito numa lista de email com um email inválido.

Acontece da seguinte forma: as pessoas captam os emails com programas extratores e esses “emails iscas” acabam entrando na lista de emails do usuário.

Dessa forma podem ser identificados os IPs e domínios que estão extraindo emails de pessoas que não se inscreveram em uma lista.

Ocorre que as pessoas acharam uma maneira de melhorar essa lista de emails captada, chegando a uma lista bem melhor, quase cem por cento pura, conforme veremos na continuação desse artigo.

Não aconselho ninguém a usar essa forma de email marketing, considerada como spam, mas testei o método (de captação de emails, não de envio) e vi que funciona. 

Estou registrando aqui esse método, a título de informação, na categoria de “truques e dicas”. 

Fica a critério de cada um usar ou não.

Como conseguir uma lista de emails

Existem duas formas comuns de captar emails sem ser pelo seu site:

A primeira é por meio de sites ou programas e a segunda manualmente.

Um dos programas mais conhecidos dos últimos anos é o Pega Mail, cuja versão demo pode ser baixada facilmente na Internet.

Essa versão foi descontinuada, logo não é possível obter a versão completa, a menos que se consiga o código de liberação na Internet.

Como só testei o sistema não tive interesse de procurar, mas é possível que esse código seja encontrado com facilidade.

lista de emails

Como funciona a extração para fazer uma lista de emails

Em primeiro lugar deve-se clicar em “Testar a Versão Demo” e depois em “Palavras Chave”. Depois disso é possível inserir qualquer palavra referente ao seu nicho, como “marketing digital”, “conseguir mais tráfego para o site”, “emagrecer com saúde”, etc.

O programa vai buscar na internet por emails relacionados à palavra chave usada.

Aí surge a diferença entre a versão demo e a paga. Na versão paga, após extrair os emails é possível salvar a lista em um arquivo txt, já divididos em quantidades específicas, como por exemplo de 50 em 50 (quantidade que alguns provedores de email aceitam que sejam enviados de uma só vez), e já separados com ponto e vírgula.

Além disso o programa também faz uma “limpeza” de emails inválidos.

Mas na versão gratuita também é possível fazer tudo isso, apesar de ser de uma forma mais trabalhosa, copiando a lista que o programa criou e colando no bloco de notas.

Para tanto basta clicar nos emails com o lado direito do mouse e clicar em “Selecionar tudo” e após em “Copiar”. Não vai parecer que está selecionado mas dá certo.

Ao criar o arquivo “txt” será necessário colocar ponto e vírgula após cada email manualmente, a menos que use algum site de extração de emails para fazer esse serviço.

Um deles é o “Extrator de Emails”, no endereço https://www.extrator.com.br.

Ele separa os emails que estão no formato correto de todo o resto do texto e adiciona os ponto e vírgulas. Essa é a forma de separação que os provedores de emails aceitam para enviar vários emails de uma vez.

Extração de emails de forma manual

Manualmente basta digital no Google o seguinte:

“gmail.txt/hotmail.txt/bol.com.txt” (sem as aspas).

Dessa forma é possível captar milhares ou até mesmo milhões de emails de diversos sites e salvá-los no bloco de notas.

Como melhorar a lista de emails

Tem um site que auxilia na “limpeza da lista”, mas é pago. Na verdade é gratuito para um email de cada vez, sendo que para verificar listas ele só dá o número de emails errados e mostra apenas três deles, não corrigindo nada.

O nome desse site é “Checador” e está no endereço: http://www.checador.com.br.

Ele promete remover, dentre outras funções, os emails inválidos, inexistentes e as armadilhas de uma lista.

Veja como é o site:

Se o usuário quiser checar uma lista de emails terá que clicar em “Abrir arquivo” e carregar sua lista de extensão “txt” ou compactada.

Veja um exemplo de checagem de uma lista de emails com 782 emails:

Vejamos a análise gerada:

0 (zero) email em formato inválido.

17 emails de sites inexistentes.

10 emails que não existem.

0 (zero) armadilhas.

Etc.

Mas, como já falei, para realizar a “limpeza” toda é necessário adquirir a versão paga.

Existe alguma forma gratuita de filtrar a lista de email?

Tem o programa Email Extractor que promete realizar essa façanha.

Eu baixei uma versão mais atual desse programa mas não encontrei essa funcionalidade de limpeza de emails nele, então testei na versão antiga (3.5).

É necessário adquirir a versão paga para conseguir realizar o serviço de uma só vez. Na versão gratuita só é possível usar cem emails de cada vez.

A figura abaixo mostra a tela inicial do programa em sua versão demo:

lista de emails 1

Ao clicar em “Not yet” aparece a mensagem de que essa versão é limitada e só extrai os primeiros cem emails de uma lista, conforme figura abaixo:

lista de emails 2

Espero que tenha conseguido passar algumas informações relevantes quanto ao tema lista de emails para email marketing

Repito que o melhor é usar a técnica correta de captação de emails por meio de um site, usando uma isca digital qualquer e evitando qualquer risco de enviar spans e ser penalizado.

Importante esclarecer a título de informação que testei esse sistema mas não usei os emails extraídos e deletei a lista.