Por que não sou day trader?

Muitas pessoas, que ainda não me conheceram direito, acham que sou day trader, por incrível que isso possa parecer.  

Outras, acham que sou buy and holder, o cara que compra criptomoedas e pode passar anos com ela na carteira.  

Outras acham que acompanho as notícias para operar no mercado de Bitcoins. 

Vejo que há muitas dúvidas sobre minhas operações nas moedas virtuais e sobre qual a melhor forma de se ganhar dinheiro nesse mercado, por isso resolvi escrever esse artigo.

Ah, sobre o que significa ganhar dinheiro, vai de cada um… Para mim, é qualquer coisa acima da renda fixa. 

Estou no mercado de criptomoedas para uma coisa: bater a renda fixa consistentemente. O que vier além disso é lucro. 

O bate papo que a gente vai começar agora é para falar sobre as diferenças entre o day trade, o swing trade, position trade e o trend following (a pessoa que compra criptomoedas e segue uma tendência, surfa uma alta ou uma baixa e ganha dinheiro enquanto o mercado estiver subindo forte ou caindo forte). 

O meu foco é sempre operar a favor da principal tendência do mercado e surfar grandes movimentos de alta, obtendo grandes lucros nestas operações, perdendo pouco quando eu estiver errado. Por isso, sou considerado um seguidor de tendência, um trend follower. 

Beleza até aqui? Bem, então vamos botar os pingos no is… 

day trader

NÃO SOU DAY TRADER

Não tenho perfil para isso. Não quer dizer que você não deva ser, apenas não é minha praia. 

O importante aqui é focar e identificar a parte ruim de ser day trader e minimizar os riscos, que é a possibilidade de perdas gigantescas, se a operação for contra você. 

No day trader, ganhar 300 reais por dia é apenas para 5% da população, segundo inúmeras pesquisas de mercado. 

Em seu trabalho de 2011 “O comportamento de investidores individuais”, os professores Brad M. Barner e Terrance Odean, da Universidade da Califórnia, revelaram que os investidores individuais que negociavam ativa e especulativamente, sem portfólios diversificados, geralmente perdiam dinheiro com o passar do tempo. 

Aqui no Brasil, os pesquisadores da FGV Fernando Chague e Bruno Giovannetti analisaram dados de 2012 até 2017, onde foram monitoradas 19.696 pessoas que começaram a operar com day trade.   

E desse grupo pesquisado, apenas 13 pessoas, ou 0,8% do grupo, tiveram lucro médio diário acima de R$ 300. 

Ou seja, muitos se iludem com a possibilidade do lucro fácil e partem direto para esse mercado, sem ao menos entender como as coisas funcionam. 

Aprenda a Investir em Ações do Zero – Passo a Passo

DAY TRADER E AS ESTATÍSTICAS

Claro que os poucos traders que conseguem ter sucesso nesse mercado são muito experientes, fazem uso de estratégias de gerenciamento de risco e usam o stop de forma fria. 

Mas vamos combinar que isso não é para iniciantes. Para se chegar a ter sucesso como day trader, muitas vezes, passam-se anos de estudo e prática. 

Ah, mas eu sou uma pessoa diferenciada, sempre me dei bem em tudo que fiz na vida… 

Sim, pode ser, mas as estatísticas não mentem, estão aí para provar que é muito mais fácil ganhar dinheiro seguindo tendências do que fazendo day trader. 

Não estou dizendo que seja impossível, apenas estou dizendo que ser day trader é mais difícil e que nem todos possuem tempo disponível para passar horas colado no computador, durante o dia. 

Ao menos esse não é o meu caso, nem o da maioria. 

Você pretende abrir mão do seu emprego, sua empresa, seu consultório, para ficar colado na tela do computador metade do dia? 

Se sim, então sugiro que estude muito e comece com pouco. Caso contrário, procure entender como seguir tendências pode fazer bem para o bolso e para o espírito. 

AS FASES DO DAY TRADER

Conheço muito bem os riscos dessas operações, já fui day trader manual, e já vi muita história de pessoas que se iludiram e perderam muito dinheiro com isso, achando que dominava o mercado.  

Nesse momento você pode até pensar que sou fraco por não ser day trader manual, mas a verdade é que sou macaco velho no assunto, são mais de 2 anos operando quase tudo nesse mercado.  

Se tem uma coisa que o tempo traz para os mais velhos é a certeza que ele tem daquilo que ele gosta e daquilo que ele não gosta. 

E eu não gosto da vida que o day trader leva, ou não tenho energia pra isso

Acho que já passei pelas famosas fases do traders e fiquei vivo, apesar de tudo, para contar minha história e te ajudar a não passar pelas mesmas coisas que passei.

Por falar nisso, você conhece as 3 fases de um operador de criptomoedas?  

Na primeira fase, o trader iniciante chega por aqui, me manda um email  me dizendo que não quer ganhar muito nesse mercado, 50% ao mês já são suficientes. 

Como ele tem os mil reais, ele só quer 500 reais no primeiro mês, 750 no segundo, e assim por diante. 

Aí ele começa a operar, seguir alguns gurus do daytrade, e acaba perdendo seu capital inicial e depositando mais dinheiro na conta. 

Aí ele vai aumentando as posições, acertando algumas operações, errando outras, passando o dia inteiro nos fóruns e chats de day trade, ouvindo dicas de especialistas e vivendo a magia do sonho de viver de criptomoedas. 

Em algum momento da vida, alguns desses operadores, infelizmente, se dão conta que aquilo não é para eles, depois de perderem tudo que investiram, e saem das moedas digitais. É triste, mas é o que acontece. 

Outros se dão conta que o seu capital é o mesmo e desistem daqueles lucros de 50% ao mês e buscam retornos menores.

Aprenda a Investir em Ações com Pouco Dinheiro

A SEGUNDA FASE DO TRADER

A pessoa viu que não dá pra fazer 50% de forma fácil e consistente, mês após mês, e chega à conclusão que só quer ganhar 3% ao dia, fazendo day trade. 

A meta é essa, ele diz, faço 3%, desligo o computador e vou curtir a vida. 

Depois de algum tempo, ele nota que também não consegue fazer 3% ao dia. Ajusta a meta para 300 reais por dia e continua tentando. 

Mais dia, menos dia, vê que perdeu mais do que ganhou, continua operando e começa a pensar na vida. 

Aí depois nota que não compensa ficar o dia todo na frente do computador, que essa história de não ter chefe não é tão simples assim, pois vira quase escravo das notícias e do gráfico.

Para de focar em ganhar dinheiro e resolve focar em não perder dinheiro no mercado. Para ele, só de empatar já tá valendo. 

Quando essa fase chega, ele tende a focar em sua profissão, na sua carreira fora do mercado, e começa a operar pela análise técnica, no gráfico diário ou semanal, e/ou pela análise fundamentalista. 

Nesse momento, o trader envelheceu, amadureceu, e está pronto para ganhar dinheiro de forma consistente no mercado de criptomoedas, sem abrir mão da sua qualidade de vida. 

Claro que, só pra deixar claro, existem day traders vencedores.  

Longe de mim demonizar o day trade. 

O objetivo aqui é dizer por que fazer day trade manual, sem ajuda de robôs, não é pra mim. 

ESTRESSE EMOCIONAL

Operar day trade pode causar, como já falei aqui, um estresse emocional muito grande, por ter que ficar monitorando o mercado a todo tempo, e essa tensão pode interferir nas suas relações com amigos e familiares

Não são raras as histórias de divórcios por causa de grandes perdas nas criptomoedas. 

Além disso, ainda tem aqueles que tentam operar no meio do seu expediente, em seus empregos formais, por incrível que isso possa parecer. 

Nesse caso, nem a pessoa foca na sua profissão, nem foca nas operações. A tendência é que seja, no longo prazo, um profissional medíocre e um day trader perdedor. 

Já as operações de swing não dependem muito da margem (você não precisa usá-la, se não quiser). 

Isso não significa que ser swing trader seja operar sem riscos, mas há, relativamente, menos chances de se perder dinheiro, se você aplicar as regras de gerenciamento de risco e capital.

Veja bem, não estou dizendo aqui que o swing trader vai ser um excelente profissional e um vencedor nas criptomoedas, apenas falei que, estatisticamente, a maioria dos day traders tendem a ser perdedores no longo prazo. 

Já o seguidor de tendência, o trend follower, pode ficar dias, semanas ou meses, comprado ou vendido em uma criptomoeda, ganhando com a alta ou com a queda no mercado de criptomoedas, sem ter que se estressar com o sobe e desce do mercado. 

Ele, apenas, precisa ver suas criptomoedas uma vez por dia. Isso tira de suas costas o peso de ter que tomar decisões rápidas, o que pode aumentar as chances de uma decisão correta. 

Veja bem, ele só precisa ver se a tendência ainda é de alta ou de baixa e analisar se é necessário alterar alguma ordem na Exchange. 

Viu como é inteiramente possível lucrar com as operações de swing ou seguidores de tendência num prazo maior, sem ter que abrir mão do seu emprego ou profissão? 

Essa flexibilidade torna essas operações uma excelente opção para pessoas que desejam operar nas criptomoedas, surfar uma grande onda de alta e lucrar no mercado de Bitcoins, sem ter que dedicar a vida inteira ao mercado.

A QUESTÃO DA ANSIEDADE

Os day traders competem com fundos de hedge, traders de alta frequência e outros profissionais do mercado. 

Se você quiser competir com essas instituições de igual pra igual ou quase isso, terá que ter um plataforma operacional de última geração, uma internet de banda larga muito top para que as ordens sejam realmente enviadas e executadas no melhor time e preço. 

Por outro lado, operações de swing trade podem ser executadas sem todo esse aparato tecnológico e, mesmo assim, tendem a serem lucrativas no longo prazo. 

Para isso, basta um computador / laptop padrão, uma internet mais ou menos e algumas ferramentas de negociação convencionais, como o gráfico da tradingview. 

Pronto, isso é tudo que você precisa para começar a negociar com swing trade ou operar tendências de longo prazo. 

E como fica a questão da ansiedade? 

Gosto de fazer algumas perguntas a todos que já trabalharam com day trade e pararam.

Nas respostas que ouço, é quase batata que vou ouvir alguém falando que a falta de controle emocional, a ansiedade, foi um dos principais motivos de ter abandonado operações manuais do intradiário.

Comece a Investir em Ações com Apenas R$ 100,00

day trader gráfico

DAY TRADER E AS ESTRATÉGIAS

Como você provavelmente já sabe, ser day trader pode ser altamente estressante.  

Você tende a monitorar as suas posições minuto a minuto. 

Por isso, você deve possuir um alto grau de disciplina, tomar decisões rápidas e ter mais do que uma compreensão superficial dos mercados. 

Afinal, você está enfrentando profissionais de finanças corporativas que ganham a vida com isso. 

As estratégias usadas nas operações de swing e trend following são capazes de fazer, se você se dedicar aos estudos, ao menos 30 minutos por dia, com que até pessoas que não sabem nada sobre criptomoedas e finanças possam ter sucesso nesse mercado. 

Mas cuidado, não estou aqui dizendo que é “mais fácil”. 

Porém, se você não estiver no momento ideal para se comprometer com o mercado em tempo integral, fazendo day trade, as operações de swing são, em minha opinião, a melhor opção, e a menos arriscada, para se começar nas moedas digitais e permanecer por um bom tempo operando nesse mercado. 

Rolar para cima