Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :
TUDO SOBRE O MUNDO DIGITAL

Cursos, concursos, artigos, informações, etc.

Home / Artigos / Leitura Dinâmica na Era Digital

Leitura Dinâmica na Era Digital

/

Fiz a seguinte definição de leitura dinâmica:

A técnica de aumentar a velocidade da leitura ao mesmo tempo que aumenta a compreensão e o prazer de ler.

A leitura é um processo de decodificação de símbolos. 

Na verdade lemos com o cérebro e não com os olhos, porque é ele quem interpreta os símbolos, enquanto os olhos fazem apenas a parte mecânica.

A leitura dinâmica faz com que a ponte entre os olhos e o cérebro ocorra de forma mais eficiente e rápida. Ela nos leva a passar da leitura silábica para a leitura espacial.

Quem lê mais rapidamente consegue ler muito mais, aprende muito mais e organiza melhor as idéias. Além disso, também escreve e fala melhor, podendo se tornar um grande líder.

A leitura dinâmica funciona com perfeição para aqueles que aprendem suas técnicas. Noventa e cinco por cento da população mundial alfabetizada lê em torno de 70 a 150 palavras por minuto. 

Para se ter uma idéia, existem pessoas treinadas que conseguem ler mais de duas mil palavras por minuto, apesar de que 800 palavras por minuto já é uma grande performance.

Como acontece a leitura?

Durante a leitura os olhos saltam de um ponto a outro da linha (salto horizontal dos olhos). 

Uma criança que está aprendendo a ler salta uma palavra de cada vez, por isso demora para concluir uma linha. 

Quando mais longo o salto mais rápida é a leitura. 

Existem treinamentos para deixar o movimento ocular mais eficiente.

Como é a leitura no caso das pessoas comuns?

Na verdade não é preciso entender totalmente o texto, se compreender 80 por cento já está bom. 

O maior erro é pensar que não é possível ler muito rápido e compreender bem o que se lê. Felizmente isso não é verdade. 

Nunca retorne ao começo de uma linha ou parágrafo que não entendeu completamente, pois o mais importante é entender a idéia geral do texto. 

Se depois de ler todo o texto ainda restarem partes confusas pode voltar para vê-las, mas nunca o faça no meio da leitura.

O que mais atrapalha a leitura dinâmica?

Quem lê movimentando os lábios não consegue ler rápido. 

É necessário eliminar o mau hábito de pronunciar as palavras enquanto lê, mas não adianta eliminar a subvocalização e continuar pronunciando as palavras mentalmente. A fala é muito mais lenta do que a visão. 

As crianças que foram alfabetizadas recentemente leem palavra por palavra. Assim, a compreensão do texto fica prejudicada, pois o cérebro estará perdendo tempo com a pronúncia enquanto deveria estar pensando somente em ler e entender. 

Esse hábito pode ser o mais difícil de deixar. Quem lê rápido não tem tempo de movimentar os lábios palavra por palavra.

Como podemos saber em que nível estamos?

Cronometre seu desempenho e veja quantas palavras está lendo por minuto, analisando também quanto compreendeu do texto. 

As pessoas comuns leem por volta de 150 palavras por minuto com 60% de aproveitamento, enquanto aqueles que aprendem a leitura dinâmica podem ler 800 palavras ou mais por minuto e ter um aproveitamento de 80%.

Como se deve ler?

Não devemos ver o texto como letras, mas como uma unidade, lendo grupos de palavras, linhas inteiras e frases. 

Devemos aprender a processar blocos de informações, assim a velocidade da leitura atingirá o ápice. 

Com a velocidade a pessoa passa a entender a idéia central de cada sentença e a compreensão aumentará gradativamente pois o cérebro será forçado a absorver todas as informações.

Como saber o que ler?

Avalie o texto antecipadamente para ver se realmente vale a penas ser lido. 

Essa técnica é chamada de “skimming” e consiste em passar os olhos no texto identificando suas palavras-chave para extrair informações antes de fazer a leitura propriamente dita.

Como ler um livro muito longo em pouco tempo para fazer uma prova?

Algumas técnicas desesperadas mas que funcionam consistem em pular trechos de um livro que não têm importância para a história em si. 

Nesses casos pode-se pular um parágrafo ou até mesmo uma página. 

Se o tempo for extremamente curto para ler um livro muito longo, pode-se ler apenas a primeira frase de cada parágrafo e o último parágrafo de cada capítulo.

Vale a pena investir em cursos?

A resposta é sim. 

Uma pessoa treinada pode ler um livro de 200 páginas em apenas uma hora com o uso de técnicas de leitura dinâmica.

Para se ter uma idéia é possível ler o livro Dom Casmurro, que tem mais de 65 mil palavras, em uma hora e vinte minutos.

As pessoas que se dão melhor em concursos são aquelas que conseguem ler com agilidade, colhendo os frutos dos cursos que fizeram.

Com o aumento das redes sociais e mensagens de celular as pessoas estão lendo mais, por isso é necessário além de filtrar o que se lê, ler mais rápido.

Por esse motivo tem aumentado muito a procura por cursos de leitura dinâmica.

Um bom curso é muito caro?

Existem cursos de leitura dinâmica de todos os valores no mercado.

O curso abaixo é muito bom por um valor inacreditavelmente baixo:

Seja Super Dotado
Curso Avançado de Leitura Dinâmica e Memorização

Leitura Dinâmica com 10 vezes mais velocidade de leitura. Técnicas e exercícios oculares que vão acelerar sua velocidade de leitura.  Aprenda a expandir sua inteligência com desenvolvimento intelectual e testes de QI, memorizar e entender com facilidade provas e exames de colégio, ENEM, vestibulares e concursos públicos. Brindes: Cursos de Inglês Sonoro, Hipnose, Fale em Público e  Apostila do ENEM. Para mais informações clique aqui.

1 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *