Emoji e Emoticon

Emoji e Emoticon – Emoção à Flor da Pele nas Redes Sociais

Forma de comunicação paralinguística por meio de ícones ilustrativos de expressões faciais, as figuras representativas tÊm a finalidade de transmitir o estado psicológico de quem As emprega, ou seja, a emoção desencadeada por determinada situação em relação aos conteúdos acessados, como alegria, amor, descontentamento, raiva, ironia, ciúmes, etc.
smoji e emoticons smile
O Smiley (risonho) foi criado em 1963 por Harvey Ball e era usado em um broche amarelo e sua versão para teclado foi concebida em 1982 por Scott Fahlman, que propôs que fosse usado “: – )” para indicar mensagens descontraídas e “: – (” para mensagens sérias.
Os Kaomojis surgiram no Japão  em 1986. A palavra Kaomoji tem como tradução “kao”, que quer dizer face, e “moji”, que quer dizer personagem. 
A maioria das representações do Kaomojis são complexas, uma das mais simples é (*_*).
emoji e emoticon
Os Emojis também surgiram no Japão, criados por Shigetaka Kurita na década de noventa, e fazem parte de uma biblioteca de figuras. 
A palavra Emoji vem da junção das palavras japonesas “e”, que quer dizer imagem, e “moji”, que quer dizer personagem. 
Os Emojis são muito úteis para transmitir mensagens rapidamente sem a necessidade de escrever textos.
Atualmente estas representações simbólicas têm chamado a atenção nas redes sociais pelo fato de que as imagens têm o poder de serem interpretadas pelo cérebro humano como expressões reais, e permitem ao usuário participar das postagens sem precisar se manifestar pela escrita.
emoji e emoticon bebe
emoji e emoticon bebe 2
A palavra Emoticon é o resultado da junção dos termos em inglês “emotion” e “icon”.

Emoji e Emoticon no Facebook

Criado em 2004, o Facebook disponibilizou o botão “Curtir” apenas em 2009.
A partir do início de 2016 começou a usar os Emojis e Emoticons, a princípio somente com cinco reações denominadas “reactions”.
Com o tempo esse número cresceu e ultimamente eles podem ser usados em comentários, na atualização de status, em mensagem privadas e de bate papo, nas publicações das Fanpages e nos grupos.
O botão “Curtir”, na verdade, não tem o poder de revelar nenhuma emoção, e, apesar de parecer à primeira vista que é positivo, pode ser usado de forma neutra ou apenas para deixar claro que a pessoa tomou conhecimento de determinada postagem, uma espécie de marcação de presença sem a finalidade essencial de definir um sentimento.
Os principais sentimentos expressados por figuras no Facebook são: “curtir”, “amei”, “haha”, “uau”, “triste”, “raiva”, “confuso” e “eba”, com a finalidade de demonstrar sentimentos diversos como aprovação, felicidade, raiva, tristeza, medo, repúdio, etc.
Ultimamente os Emojis têm sido usados até em campanhas de Marketing Digital. Nas postagens patrocinadas eles podem revelar a aceitação do público em relação a determinado produto e trazem em si o poder de potencializar o engajamento com graus diferentes de intensidade. 
Por exemplo, a aceitação será maior se for mais usado “Amei” do que “Curtir”, pois nesse caso a intensidade do sentimento positivo estará mais clara.
emoji e emoticon emojis
Conclusão:
O uso de Emoji e Emoticon ajuda a aumentar o realismo, tornando a experiência virtual mais autêntica e intensificando em número e grau a interação entre os usuários.

Ótimo curso! Seja mais visto no Facebook e tenha mais curtidas e compartilhamentos.

marketing digital diamante

1 comentário em “Emoji e Emoticon”

  1. Pingback: Gacha Studio - Porque o Gacha Studio se transformou numa febre mundial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima