Conteúdo para sites e blogs – Como criar conteúdo excelente e amigável!
OS TEMPOS MUDARAM!
É importante entender que aquela velha tática de postar conteúdo com base nas pesquisas de palavras-chave mais usadas não funciona mais se o conteúdo não for bom.
Isso porque os mecanismos de pesquisa perceberam que os usuários estavam reclamando das postagens de baixa qualidade que encontravam nos resultados e fizeram importantes mudanças.
É claro que a qualidade dos resultados que aparecem na primeira página é importante para que o usuário volte a pesquisar naquele mesmo mecanismo de busca.
Se o Google exibir sites com baixa qualidade na primeira página as pessoas vão passar a realizar pesquisas por meio de outros mecanismos.
Pensando nisso o algoritmo do Google alterou o suficiente para identificar sites com conteúdos ruins e inúteis, que deixam os visitantes insatisfeitos. Esses sites foram empurrados para longe nos resultados, mesmo que os demais itens do SEO estejam bem implementados.
Quer dizer que um texto deve ter uma ótima qualidade para ter uma boa classificação nas pesquisas.
COMO SE CLASSIFICAR BEM NAS PESQUISAS
A melhor maneira de aparecer bem nas pesquisas é criar conteúdos longos e profundos, ao invés de escrever vários artigos curtos com a intenção de receber um bom número de visitantes.
O Google prefere postagens mais longas, pois quem se dedica a escrever um texto com mais de mil palavras geralmente está criando um material de boa qualidade.
Partindo desse princípio, quem quiser obter mais tráfego orgânico precisa se concentrar tanto na qualidade quanto na quantidade.
Escrevendo um artigo mais longo com alta qualidade é possível usar diferentes palavras-chave através dele. Os mecanismos de busca entenderão do que se trata o assunto e farão com que seu site venha a se classificar até mesmo para palavras que não se encontram no título ou na meta descrição.
Portanto, concentre-se em escrever conteúdos mais extensos e de ótima qualidade. Não em criar dezenas de postagens curtas com inúmeras variações de palavras-chave, pois essa tática não funciona mais.
COMO CRIAR CONTEÚDO EXCELENTE E AMIGÁVEL
Um conteúdo é tanto melhor quanto mais os usuários queiram usá-lo e compartilhá-lo.
Um bom conteúdo é:
1 – Legível
2 – Utilizável
3 – Compartilhável
Vamos ver cada um desses tópicos com mais detalhes.
Legível:
Não basta seu conteúdo ser algo que as pessoas querem ler, ele tem que ser fácil de ler.
Uma maneira de aumentar a legibilidade é dividir seu texto em subtemas, usar imagens e vídeos para ajudar a esclarecer os conceitos mais difíceis e destacar com negrito ou itálico os termos mais importantes.
Uma coisa muito importante:
Evite frases e parágrafos longos e densos. Parágrafos mais curtos e sucintos funcionam melhor para SEO.
Utilizável:
A maioria dos visitantes precisa de informações.
Verifique fóruns, comunidades on-line e sites de perguntas e respostas para encontrar as perguntas que as pessoas estão fazendo a respeito do seu nicho.
Fornecer respostas claras é uma maneira infalível de criar conteúdo que seu público-alvo vai gostar. Além disso, trata-se de uma estratégia de SEO altamente eficaz.
Isso porque as consultas dos mecanismos de pesquisa são na verdade perguntas. Se as pessoas estão perguntando algo nos fóruns, elas também farão essa pergunta no Google.
Forneça respostas abrangentes e precisas e você será altamente qualificado.
Compartilhável:
Conteúdo compartilhado através das redes sociais é vital para o SEO.
Na prática, as postagens mais compartilhadas são aquelas originais e bem redigidas, que possuem um título matador (desafiador, instigante, chocante ou intrigante) e imagens relevantes e marcantes.
CATEGORIAS E CONTEÚDO
O conteúdo pode ser dividido em três categorias:
1 – Conteúdo criado para educar.
2 – Conteúdo criado com base em notícias e eventos atuais.
3 – Conteúdo criado para entreter.
O conteúdo de alta qualidade, informativo e relevante que o seu público está procurando sempre será rei.
Foi assim no passado, continua sendo hoje e será no futuro.
Será assim enquanto existir conteúdo.
Os visitantes irão adorar o conteúdo que:
– Traz benefícios.
– Gera confiança.
– Entretém o usuário.
– Tem em sua perspectiva uma viagem visual.
– É único e atraente.
CONTEÚDO - TÍTULOS E PALAVRAS-CHAVE
O título da sua postagem é o elemento mais importante do SEO.
Reservar tempo para escrever um ótimo título fará a diferença entre uma taxa de cliques moderada ou ótima.
O motivo é simples: o título é a primeira coisa que os usuários vêem nos resultados da pesquisa.
Na verdade, além daquele texto que fica logo abaixo, o título é a única coisa que os usuários podem ver antes de clicar.
Isso significa que os títulos das páginas são os responsáveis pelo fato de um link ser clicado ou não.
Certifique-se de que tudo que você publica tenha um título que:
1 – Tem palavras-chave relevantes para aparecer nos resultados de pesquisa corretos.
2 – Estimula os usuários a clicarem no link para acessar seu site.
Portanto, não se esqueça que o título precisa ser atrativo e conciso, dentro da quantidade de caracteres permitidos.
EXEMPLOS DE TÍTULOS ATRAENTES
Vejamos alguns exemplos de ótimos títulos, que fazem com que as pessoas desejem clicar neles:
– 10 erros comuns de blogs que estão desperdiçando o tempo de seu público-alvo.
– As 10 coisas que toda (grande) história de marketing precisa ter.
– Como escrever conteúdo interessante para um tópico “chato”.
– 10 dicas de redação cientificamente apoiadas.
– As 10 palavras mais persuasivas da língua portuguesa.
– 10 passos para um site WordPress seguro.
– 10 maneiras de criar conteúdo atraente.
POSTAGENS PROFUNDAS
Separe um aspecto do seu nicho que as pessoas acham difícil e crie o tutorial mais abrangente que existe sobre o assunto.
Pode ser um tópico avançado ou uma habilidade fundamental que precisa ser dominada antes que a pessoa possa se tornar proficiente em determinada área.
Inclua instruções passo a passo e acompanhe o leitor durante todo o processo.
Use imagens e vídeos que tornem mais claro o conceito ou a habilidade que você está abordando.
CONCLUSÃO
Criar postagens longas, altamente relevantes e informativas, e incorporar nelas gráficos, figuras interessantes e vídeos envolventes é o melhor caminho para uma boa classificação nos mecanismos de busca.
Mas esses recursos precisam ser úteis e atraentes, fornecendo preciosas informações adicionais ao seu conteúdo.
Pingback: TÉCNICAS DE SEO - Dicas e técnicas de seo para produção de texto
Pingback: Checklist SEO - Lista de verificação para marketing de conteúdo