Ferramentas do Google para SEO

Ferramentas do Google para SEOPorque usar o Google Search Console e o Google Analytics!

Existem ótimas ferramentas do Google gratuitas para o Webmaster. As duas ferramentas mais recomendadas são:

– Google Search Console (anteriormente chamado de Google Webmaster Tools).

– Google Analytics.

Por isso é importante que você leia e aprenda as Diretrizes para Webmasters do Google.

google search console

Ferramentas do Google
Google Search Console

O Google Search Console oferece um conjunto muito útil de ferramentas para todos os Webmasters.

Mas por que usar o GSC?

Aqui estão algumas razões:

1. Ser notificado pelo Google se houver um problema com seu site.

O Google enviará mensagens se, por exemplo, seu perfil de backlink parecer com spam, se seu site estiver usando uma versão antiga do WordPress, etc.

Da mesma forma, ele também o notificará se detectar algum malware no site.

2. Descobrir todos os problemas de HTML. 

Você poderá seguir as sugestões que o GSC lhe dá para resolver todos os problemas.

3. Enviar e verificar seu sitemap.

A finalidade do sitemap é acelerar a indexação do site.

4. Selecionar um público-alvo geográfico. 

Por exemplo, se seu site segmentar clientes do Brasil, mas usar uma extensão “.com”, você poderá usar o GSC para informar ao Google que deseja que seu site receba mais consideração no Brasil.

5. Verificar se o seu site está sendo indexado pelo Google.

6. Identificar erros de rastreamento.

O Google informará as URLs com problemas de rastreamento e a página vinculada a essa URL, permitindo que você identifique e corrija rapidamente quaisquer links quebrados.

7. Solicitar que o Google remova URLs específicas de seus resultados de pesquisa.

8. Obter uma lista completa de todos os links que apontam para o seu site

Isso pode ser muito útil, especialmente na identificação de links de sites com spam.

9. Identificar palavras-chave que as pessoas estão usando para encontrar seu site.

Google lupa

Além disso, o GSC mostra, ainda, o número de impressões nos mecanismos de pesquisa, quantos cliques você recebeu, a taxa de cliques (CTR) e a posição média nas SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa). 

De fato a CTR pode ser muito útil para encontrar páginas que possam precisar de seu título/descrição ajustadas para tentar melhorar a CTR.

Ou seja, o GSC oferece um conjunto útil de ferramentas para todos os webmasters.  

Por isso, é importante que você se inscreva e adicione seus sites à sua conta para poder acompanhar todos eles.

Ferramentas do Google Google Analytics

Principais motivos para usar o Google Analytics (GA).

Outra ferramenta do Google muito importante é o Google Analytics. Trata-se de uma ferramenta gratuita de acompanhamento de visitantes mais poderosa do que muitas ferramentas comerciais disponíveis.

Eis os principais motivos para usar o Google Analytics:

  1. Ver detalhes de seus visitantes, como o termo de pesquisa usado para encontrar seu site, quanto tempo eles permaneceram no site, qual navegador eles usam, de que país eles vêm, etc.
  1. Obter estatísticas em tempo real, mostrando quantas pessoas estão no seu site em determinado momento, quais páginas estão visualizando, etc.
  1. Conectar sua conta do Google Analytics à sua conta do GSC e à conta do Google AdSense para obter ainda mais recursos de rastreamento.
  1. Configurar alertas personalizados para notificá-lo sobre as coisas importantes para sua empresa.
  1. Monitorar o tráfego móvel.

Depois de se inscrever no Google Analytics e registrar seu site, você receberá um código de acompanhamento para inserir em suas páginas da web. 

Alguns temas possuem uma maneira mais fácil de adicionar esse código enquanto em outros é mais difícil.

Para mim essas duas são as melhores ferramentas do Google para SEO!

Cursos Online para Concursos

1 comentário em “Ferramentas do Google para SEO”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima