Ferramentas do Google para SEO: Porque usar o Google Search Console e o Google Analytics!
Existem ótimas ferramentas do Google gratuitas para o Webmaster. As duas ferramentas mais recomendadas são:
– Google Search Console (anteriormente chamado de Google Webmaster Tools).
– Google Analytics.
Por isso é importante que você leia e aprenda as Diretrizes para Webmasters do Google.
Ferramentas do Google
Google Search Console
O Google Search Console oferece um conjunto muito útil de ferramentas para todos os Webmasters.
Mas por que usar o GSC?
Aqui estão algumas razões:
1. Ser notificado pelo Google se houver um problema com seu site.
O Google enviará mensagens se, por exemplo, seu perfil de backlink parecer com spam, se seu site estiver usando uma versão antiga do WordPress, etc.
Da mesma forma, ele também o notificará se detectar algum malware no site.
2. Descobrir todos os problemas de HTML.
Você poderá seguir as sugestões que o GSC lhe dá para resolver todos os problemas.
3. Enviar e verificar seu sitemap.
A finalidade do sitemap é acelerar a indexação do site.
4. Selecionar um público-alvo geográfico.
Por exemplo, se seu site segmentar clientes do Brasil, mas usar uma extensão “.com”, você poderá usar o GSC para informar ao Google que deseja que seu site receba mais consideração no Brasil.
5. Verificar se o seu site está sendo indexado pelo Google.
6. Identificar erros de rastreamento.
O Google informará as URLs com problemas de rastreamento e a página vinculada a essa URL, permitindo que você identifique e corrija rapidamente quaisquer links quebrados.
7. Solicitar que o Google remova URLs específicas de seus resultados de pesquisa.
8. Obter uma lista completa de todos os links que apontam para o seu site
Isso pode ser muito útil, especialmente na identificação de links de sites com spam.
9. Identificar palavras-chave que as pessoas estão usando para encontrar seu site.
Além disso, o GSC mostra, ainda, o número de impressões nos mecanismos de pesquisa, quantos cliques você recebeu, a taxa de cliques (CTR) e a posição média nas SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa).
De fato a CTR pode ser muito útil para encontrar páginas que possam precisar de seu título/descrição ajustadas para tentar melhorar a CTR.
Ou seja, o GSC oferece um conjunto útil de ferramentas para todos os webmasters.
Por isso, é importante que você se inscreva e adicione seus sites à sua conta para poder acompanhar todos eles.
Ferramentas do Google Google Analytics
Principais motivos para usar o Google Analytics (GA).
Outra ferramenta do Google muito importante é o Google Analytics. Trata-se de uma ferramenta gratuita de acompanhamento de visitantes mais poderosa do que muitas ferramentas comerciais disponíveis.
Eis os principais motivos para usar o Google Analytics:
- Ver detalhes de seus visitantes, como o termo de pesquisa usado para encontrar seu site, quanto tempo eles permaneceram no site, qual navegador eles usam, de que país eles vêm, etc.
- Obter estatísticas em tempo real, mostrando quantas pessoas estão no seu site em determinado momento, quais páginas estão visualizando, etc.
- Conectar sua conta do Google Analytics à sua conta do GSC e à conta do Google AdSense para obter ainda mais recursos de rastreamento.
- Configurar alertas personalizados para notificá-lo sobre as coisas importantes para sua empresa.
- Monitorar o tráfego móvel.
Depois de se inscrever no Google Analytics e registrar seu site, você receberá um código de acompanhamento para inserir em suas páginas da web.
Alguns temas possuem uma maneira mais fácil de adicionar esse código enquanto em outros é mais difícil.
Para mim essas duas são as melhores ferramentas do Google para SEO!
I located your internet site from Google as well as I have to state
it was a great locate. Many thanks!