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Google Trends – A ferramenta de tendências do Google

Google Trends é uma poderosa ferramenta gratuita que oferece informações valiosas sobre como as pessoas pesquisam no Google, fornecendo os dados de pesquisa em tempo real.

Os desejos, anseios e necessidades das pessoas que pesquisam na internet são desnudados diante dessa magnífica fonte de dados tão rica em detalhes.

Como funciona o Google Trends

O Google Trends usa critérios diferentes daqueles empregados pelos planejadores de palavras-chave tradicionais.

Na verdade ele é o complemento perfeito para essas plataformas de planejamento de palavras-chave, por trazer à luz padrões que elas não conseguem revelar.

Lançado pelo Google em 2006, o Google Trends tem sido aprimorado ao longo dos anos e se tornou uma fonte de dados perfeita para quem precisa de informações sobre as pesquisas de cada tipo de público nos mecanismos de busca.

Dimensionando os resultado em um intervalo de 0 a 100, o Google Trends determina a tendência, ou seja, quais assuntos estão em ascensão em determinado tempo e local.

Vou exemplificar com a pesquisa da palavra-chave “Google Trends”, escolhendo o Brasil nos últimos 12 meses:

google trends brasil

Vemos nos cinco primeiros resultados que o Estado de São Paulo tem o valor 100, Paraná 89, Rio de Janeiro 83, Distrito Federal 81 e Santa Catarina 79.

Se cruzarmos os dados do Google Trends com os dos planejadores de palavras-chave, poderemos compreender o que o valor de 100 nesse gráfico significa em termos reais.

Google Trends e o marketing digital

A capacidade do Google Trends de segmentar tendências por localidades, categorias e datas, faz dele um instrumento extremamente valioso nas mãos dos profissionais de marketing, colaborando com eficiência em todo e qualquer esforço de SEO.

Com efeito, para os profissionais de marketing o Google Trends é uma ferramenta essencial, pois possibilita fazer a escolha das melhores palavras-chave para uma estratégia perfeita, seja relacionada a anúncios, postagens em mídias sociais ou à produção de conteúdo para blogs.

Ter em mãos uma lista de palavras-chave com as tendências do público relacionado ao seu produto é um pré-requisito para ter um bom desempenho.

Com base no passado, o Google Trends faz uma projeção muito eficiente do futuro. Com isso é possível saber quais projetos é melhor continuar ou abandonar.

Ao ver que uma certa palavra ou expressão está sendo mais buscada em determinado momento e região, pode-se usá-la na URL, no título e na descrição de um conteúdo para que ele seja mais facilmente encontrado pelo público.

Pesquisar por uma palavra-chave sobre determinado nicho de mercado pode revelar quais são os principais hábitos dos usuários. E essa pesquisa pode ser segmentada por região, tanto pelas regiões do Brasil como pelo mundo afora.

trends

Uma ótima dica é agir prevendo quando haverá um novo pico. Dessa forma a concorrência será bem menor e os resultados serão muito melhores.

Dessa forma dá para escolher até o melhor mês para lançar um determinado produto.

Outra dica é pesquisar sobre as novas tendências que surgem nos Estados Unidos e antecipar suas ações nessa direção, já que em breve elas estarão chegando por aqui. Assim você sairá na frente dos seus concorrentes.

Alguns dados que o Google Trends oferece

– Quais notícias estão sendo mais lidas, podendo escolher o período;

– A escolha de categorias a serem pesquisadas;

– As localidades, países ou partes de um país onde se quer restringir a pesquisa;

– Qual a quantidade de pesquisas por mês ou num certo período de determina palavra-chave no Google ou no YouTube;

– Em que época do ano ocorrem quedas ou picos em determinadas pesquisas;

– Comparação entre duas ou até três palavras-chaves, para saber qual é mais buscada em determinado período ou região;

– Tópicos relacionados, que oferecem sugestões para mais palavras-chave que estão sendo usadas, inclusive quais tiveram um aumento repentino;

– Pesquisas mais frequentes que contém as palavras “por que”, “o que é”, “como fazer”, etc;

– Possibilidade de se inscrever para receber por e-mail as atualizações sobre determinado assunto;

– Ver quais são as imagens mais pesquisadas. As imagens são objeto de uma grande quantidade de consultas;

– Ver os resultados das tendências do Google Shopping.

Google Trends: o que está sendo pesquisado pelo mundo

O Google Trends pode ser acessado pelo link: http://google.com.br/trends

8 Comments

  1. You could definitely see your enthusiasm within the article
    you write. The world hopes for even more passionate writers such as you who aren’t afraid to mentikn how they believe.
    All thee time go after your heart.

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