Hostinger ou HostGator? Com planos e valores parecidos as duas empresas são boas opções para quem quer hospedar um site sem gastar muito.
Mas, afinal de contas, qual das duas opções é a mais vantajosa?
Um Pouco de História
Criada em 2004 a Hostinger é conhecida como uma das melhores hospedagens baratas do Brasil.
Naquela época, a empresa aproveitou um espaço pouco utilizado no mercado para alavancar seus serviços, criando uma plataforma de hospedagem grátis, a 000webhost.com e rapidamente se tornaram o provedor de hospedagem gratuita mais popular.
Isso levou ao aperfeiçoamento dos seus serviços e hoje sua plataforma é feita com serviços e recursos de alta qualidade com o menor preço.
A história da HostGator começou em 2002, mas em 2012 ela foi adquirida pela Endurance International Group (EIG) por 225 milhões. O grupo é composto de gigantes da hospedagem, como iPage, BlueHost e FatCow.
Com sede em Austin, no Texas, ela também tem escritórios em Houston, São Paulo e Florianópolis. Além desses lugares, os seus serviços são oferecidos em diversos países, como Rússia, China, Índia, Turquia, Singapura e México. O plano de fundo global não termina por aí, pois a HostGator está no mesmo grupo que várias outras empresas de hospedagem de sites.
SERVIÇOS PRESTADOS
- Hospedagem compartilhada
- Hospedagem cloud
- Revenda de hospedagem
- VPS
- Registro de domínio
- Certificado SSL
- Hospedagem Compartilhada
- Hospedagem Cloud
- Hospedagem WordPress
- Hospedagem VPS
- Hospedagem Dedicada
- Revenda de Hospedagem
ANÁLISE DOS PREÇOS ENTRE
HOSTINGER E HOSTGATOR
Podemos notar que a Hostinger trabalha com preços um pouco mais baratos.
A diferença pode parecer pequena à primeira vista, mas se compararmos os planos contratados em períodos mais longos a diferença passa a ser considerável.
Na Hostinger, o desconto de acordo com a periodicidade do pagamento é maior que na HostGator, chegando a ser de mais de 20% no plano trienal.
Facilidade de uso pelo cliente
Na escolha da hospedagem de sites, é muito importante escolher uma que seja fácil de usar.
Isto é, ter um processo de contratação simples, um painel intuitivo e um ótimo suporte caso ocorra algum problema.
isso porque o suporte ao cliente é um ponto extremamente importante nos serviços de hospedagem. Ter uma grande disponibilidade e vários canais de atendimento podem fazer a diferença.
Porém, mesmo oferecendo os mesmos canais de suporte, a qualidade do atendimento pode variar bastante. Em meus testes, ambas ofereceram um atendimento eficiente e atencioso, com uma leve tendência para escolher a Hostinger nesse quesito pois o atendimento foi um pouco mais rápido.
Quanto a usabilidade do painel, em ambas as empresas tanto o painel do cliente quanto do painel de hospedagem são agradáveis. Apesar das diferenças estéticas dos painéis, todas as ferramentas e funcionalidades podem ser encontradas com facilidade mesmo pelo usuário principiante.
Mas, para o painel de controle de hospedagem, a HostGator disponibiliza somente o cPanel, enquanto a Hostinger oferece o seu painel próprio, o hPanel, em adição ao cPanel, que também está disponível em seus planos de hospedagem.
Desempenho do site
O desempenho é um dos principais fatores na escolha da hospedagem de sites, além de determinar a satisfação dos visitantes no uso do site, ainda influencia no posicionamento nos mecanismos de busca e na qualidade do SEO.
Também é importante verificar com que frequência um site fica fora do ar, e claro, quanto menor, melhor.
Neste quesito, a Hostinger demonstrou uma vantagem considerável.
O tempo de resposta foi menor na maior parte de tempo, com respostas mais rápidas e uma maior estabilidade nos resultados.
O tempo que o site fica fora do ar também é algo importante a ser monitorado.
Trabalhando com WordPress, procurei monitorar nos últimos dois meses quanto tempo os sites ficariam indisponíveis.
Mas, nesse aspecto, ambos os provedores obtiveram o melhor resultado possível pois os sites hospedados não ficaram indisponíveis em nenhum momento.
Logo, se a sua preocupação é que o site fique fora do ar, você pode escolher tanto a Hostinger quanto a HostGator.
Conclusão: Hostinger ou HostGator?
Tendo sites em ambos os provedores, não tenho qualquer reclamação digna de ser adicionada nesse artigo, portanto, posso indicar as duas empresas sem medo de estar cometendo um erro.
Porém, se você analisar bem os resultados acima, verá que a Hostinger oferece algumas vantagens significativas.
Com um atendimento melhor e mais opções de painéis de controle, a empresa mostra que é possível fazer bem feito sem cobrar mais por isso.
Um fator que é bom levar em consideração é o seguinte:
O certificado SSL é pago na Hostinger e gratuito na HostGator.
Eu, por exemplo, tenho vários sites na HostGator com certificado SSL grátis pelo plano “M” (domínios ilimitados).
Por esse motivo, os últimos dois domínios que adquiri preferi a Hostgator, se tivesse feito pelo Hostinger teria que ter pago o certificado.
No entanto, esse quesito não deve ser o mais importante na escolha final, pois a taxa do certificado SSL é única e o valor é muito menor do que o de um domínio, mesmo contratando o melhor plano de hospedagem.