Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :
Oh Snap!

Please turnoff your ad blocking mode for viewing your site content

TUDO SOBRE O MUNDO DIGITAL

Cursos, concursos, artigos, informações, etc.

COMO SURGIU O CORONAVIRUS COVID-19

5
(7)

Coronavirus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias.

O novo coronavirus foi descoberto em 31/12/19 após vários casos registrados na China, provocando a doença chamada de coronavírus COVID-19.

O SURGIMENTO DO CORONAVIRUS

No final de setembro de 2019 começou a circular uma doença viral em Wuhan, na China, a capital e maior cidade da província de Hubei, com mais de dez milhões de habitantes.

A doença causava dor de garganta, febre, nariz entupido, algo simples que lembrava muito um resfriado comum.

Mas, como as temperaturas na China são muito baixas nessa época do ano, por ser inverno, o fato não chamou tanto a atenção. Pensou-se que fosse um simples vírus respiratório daquele período.

À medida que os meses foram passando, especialmente em dezembro de 2019, um médico notou que tinha muitos idosos chegando ao mesmo tempo nos hospitais.

Tais idosos sofriam graves desconfortos respiratórios, todos precisando de UTI, pois os casos eram graves, com necessidade de intubação para ser possível respirar.

Esse médico, Dr. Li Wenliang, faleceu no dia 06 de fevereiro de 2020 por ter contraído o coronavírus. Ele notou que estava acontecendo algo novo, com um padrão nunca visto anteriormente nas tomografias, e alertou o governo.

Apesar do alerta desse médico, as autoridades disseram que era bobagem e deixaram a coisa acontecer, inclusive acusando-o de perturbar a ordem.

Até que no final do ano o governo percebeu que realmente estava acontecendo algo diferente.

Era um surto de uma doença desconhecida e muito grave, principalmente para os idosos.

coronavirus covid-19

COMO O CORONAVIRUS ESPALHOU PELO MUNDO

No início do ano descobriu-se que tal doença era causada por um coronavírus, um vírus até então comum, que causava um “resfriadinho” sem grandes consequências.

Ocorre que percebeu-se uma modificação no material genético de tal vírus, como o que aconteceu em 2002 na China e em 2012 no Oriente Médio.

Tal vírus é uma variação do coronavírus, já conhecido pela ciência e que foi constatado pela primeira vez em 1960.

Não se sabe, no entanto, o que causou a mutação dele, pois as variações conhecidas até então eram SARS-CoV e MERS-CoV.

A doença provocada pelo novo coronavírus foi nomeada pela OMS – Organização Mundial da Saúde – de Covid-19.

De repente, o número de casos começou a aumentar assustadoramente, com um número de mortos que impactou o sistema de saúde. A tal ponto que o sistema não conseguiu suportar.

Então as autoridades isolaram a província para que a doença não se espalhasse por toda a China.

Mas, de qualquer forma, o impacto foi tão absurdo que foi necessário construir hospitais às pressas.

Ocorre que ao mesmo tempo as pessoas estavam viajando, muitos chineses foram para a Europa, fazendo suas conexões pelo mundo e levando o coronavírus. Ao mesmo tempo que muitos estrangeiros visitavam a China e retornavam aos seus países.

O que aconteceu na Itália foi que aquele “resfriadinho” também não chamou a atenção no início. Eles pensavam que o coronavírus estava fazendo estrago só na China, mas por fim, o que aconteceu na China aconteceu também na Itália.

No caso da Itália, ela sempre fez uma medicina preventiva, com assistência direta aos pacientes, evitando internações.

Ocorre que o impacto dos idosos que ficaram doentes engasgou o sistema de saúde italiano, pois não haviam leitos de UTI para todos os que precisavam.

O CORONAVIRUS ATUALMENTE

O governo brasileiro então percebeu que o problema iria chegar aqui, ou seja, a circulação do vírus iria acontecer no Brasil também e infelizmente foi o que aconteceu.

Como a tendência é piorar, levando em conta o que aconteceu em outros países, como Itália, Espanha e Estados Unidos, é preciso que a população se proteja, evitando aglomerações e, o quanto for possível, ficar em casa.

Oitenta por cento dos casos são brandos, realmente como um simples resfriado. O problema passa a ser os vinte por cento que causam febre e dor no corpo.

Posteriormente, o problema pode evoluir para desconforto respiratório. Ou seja, as pessoas passam a ter dificuldade de respirar em decorrência da diminuição do oxigênio nos pulmões, o que pode causar a morte.

Quando a pessoa é infectada, na fase inicial o vírus fica só se multiplicando na garganta. Depois, do terceiro ao quinto dia, a pessoa pode passar ter sintomas mais fortes e graves.

Veja também:

Melhores cursos para estudar para concursos:

Gran Cursos OnlineEstratégia ConcursosApostilas OpçãoVIP – CONCURSOS PSI

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

Average rating 5 / 5. Vote count: 7

No votes so far! Be the first to rate this post.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar