Como fazer uma postagem atraente e irresistível no Facebook!
Vamos ver o que é necessário para criar postagens de ótima qualidade, atraentes e irresistíveis.
Os elementos que envolvem uma boa postagem são muitos, as melhores postagens normalmente são criativas e positivas e têm o poder de despertar sentimentos, desejos e curiosidade.
Podem ser divertidas ou transmitir idéias de vitória, sucesso, liberdade e tranquilidade.
Uma postagem deve possuir conteúdos relevantes e com proposição de valor, como por exemplo, apresentando a solução de um problema ou revelando algum segredo ou dica de grande interesse.
As pessoas gostam de postagens divertidas e que apresentam coisas inéditas que o usuário acredita que não encontrará em nenhum outro lugar da internet.
É importante ter também uma “call-to-action” (chamada para ação) decisiva e contundente.
A primeira coisa que as pessoas vêem numa postagem é a área da imagem/vídeo e somente depois leem o texto.
Mais de noventa por cento das publicações com mais engajamento possuem vídeos ou imagens.
Se compararmos a partipação dos usuários com uma pescaria, veremos que é preciso algo interessante para atrair o seu alvo.
As pessoas geralmente estão tão saturadas com informações complexas vindas de todo lado que se sentem atraídas por coisas fáceis de absorver.
Uma imagem que consegue atingir a pessoa nesse sentido tornará sua postagem atraente e fatalmente resultará em curtidas e comentários para a sua postagem.
Portanto, a imagem é o cartão de visita, ou, em outra analogia, a pedra angular da postagem.
– Fotos de pessoas bonitas, principalmente rostos (as pessoas amam fotos);
– Imagens engraçadas (com bom senso, pois imagens mal colocadas ou de mal gosto podem fazer mais mal do que bem);
– Pessoas apontando para o usuário;
– Gráficos;
– Representações de dinheiro;
– Conceitos de luxo (muita gente tem fixação por artigos de luxo);
– Representações de sucesso e liberdade.
Apesar de chamativas as imagens devem ser simples e claras, sem muitos detalhes e com pouco texto.
Com efeito, as imagens mais atraentes possuem cores fortes e contrastantes.
Um exemplo de imagens que provocam um segundo olhar são aquelas que apresentam rostos de pessoas, principalmente sorrindo, ou alguém apontando para o usuário ou para algum lugar da tela.
As cores que mais geram interesse no Facebook são:
Cores contrastantes juntas numa mesma imagem também chamam a atenção.
Veja na figura ao lado as cores que estão em pontos opostos.
Foto de perfil: 160 x 160 pixels.
Foto de capa: 851 pixels x 315 pixels.
Timeline de Fanpage: 504 x 504 pixels.
Imagem de pré-visualização: 398 x 398 pixels.
Usar emoticons também ajuda a atrair a atenção dos usuários.
Com efeito, pesquisas recentes revelam que publicações com emoticons apresentam por volta de 50% a mais de curtidas e comentários.
A esse respeito veja meu artigo Emoção à Flor da Pele nas Redes Sociais
É importante escrever um texto curto e contundente. Algumas pesquisas apontam para o limite de noventa caracteres, mas não se deve prender a isso e sim à necessidade de comunicar com precisão a idéia pretendida.
Vamos ver algumas idéias interessantes para escrever textos atraentes:
– Perguntas
As perguntas têm o poder de fazer com que o leitor se coloque na situação indicada e se interesse em participar.
– Analogias
Tornam o conteúdo mais técnico e consegue chamar a atenção pelas comparações ou parábolas apresentadas.
– Histórias
Histórias interessantes e bem contadas têm o poder de conseguir muitas curtidas e compartilhamentos.
– Citações
Usar uma citação de efeito é uma ótima forma de atrair a atenção e trazer credibilidade para a postagem. Além de citar a fonte é importante apresentar sua própria idéia a respeito do assunto.
– Idéias polêmicas
Frases controversas têm um poder incrível de atrair a atenção do leitor.
Trata-se de idéias contrárias àquelas geralmente aceitas pela maioria, logo, apesar de conseguir um grande engajamento você poderá receber algumas críticas.
Por isso esse recurso deve ser usado com sabedoria.
Como – Transmite a idéia de estar comunicando algo de grande importância e valor.
Ex.: Como ter mais amigos no Facebook
Como fazer – Mesmo caso anterior mas adicionando a idéia de estar apresentando um ‘passo a passo’ para realizar algo que ninguém mais sabe.
Ex.: Como fazer uma postagem atraente no Facebook.
Erro – Fica subtendido que será apresentada a solução para um problema.
Ex.: Saiba qual é o principal erro ao fazer postagens no Facebook.
Dicas – Transmite a idéia de uma ajuda gratuita.
Ex.: Veja dicas para fazer postagens mais atraentes no Facebook.
Fácil – Dá idéia de apresentar um atalho para realizar uma tarefa que normalmente seria difícil.
Ex.: Modo fácil de melhorar sua performance no Facebook.
Garantido – Transmite confiança para que a pessoa não tome decisões erradas.
Ex.: Método garantido para conseguir mais engajamento nas suas postagens do Facebook.
Novo – Gera curiosidade, como se o usuário estivesse sendo apresentado a algo atual e importante.
Ex.: Novos métodos para ser mais visto no Facebook.
Segredo – Também desperta curiosidade com a promessa de transmitir informações até então não reveladas.
Ex.: Segredo revelado para ser mais visto no Facebook.
Truque – Palavra atrativa porque as pessoas gostam de economizar tempo, dinheiro e esforço.
Ex.: 10 truques para conseguir mais curtidas em sua página do Facebook.
Comprovado – Transmite a idéia de que algo já foi testado e agora só resta aprender e usar.
Ex.: Método comprovado para ter mais curtidas em sua Fanpage.
Em postagens pagas é interessante usar as seguinte palavras, dentre outras:
Completo – Transmite a idéia de que tudo a respeito daquele assunto está ali.
Dinheiro – Assunto de grande interesse porque todos nós precisamos de dinheiro.
Economizar – Chama a atenção pelo fato de ser possível gastar menos.
Exclusivo – Passa a idéia de que o assunto não será encontrado em nenhum outro lugar do mundo.
Por que – Denota uma pergunta que deverá vir acompanhada da solução.
Rápido – Chama a atenção porque nos dias atuais ninguém quer perder tempo.
Resultado – Promessa de resolver algo que normalmente não é fácil.
Último – Desperta nas pessoas um certo senso de urgência (últimos produtos disponíveis, últimos dias para fazer determinada coisa, etc.)
Agora – Traz a pessoa para o presente, em contraste com promessas que acontecerão somente no futuro.
Descubra – Desperta curiosidade e vontade de desbravar o desconhecido.
Postagens com um visual bonito e texto relevante, com alta proposição de valor e credibilidade, escritas de acordo com as normas da língua, certamente se destacarão entre as demais e receberão mais curtidas, comentários e compartilhamentos.
Espero que tenham gostado das dicas para fazer uma postagem atraente. Outros assuntos poderiam ser introduzidos, como SEO para Facebook, o banco de imagens Shutterstock, como impulsionar publicações, o carrossel (muitas imagens ou vídeos numa mesma postagem), infográficos, gifs animadas, etc, mas tudo isso será assunto para postagens futuras.
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