O esforço aqui é para construir histórias que emocionem o seu público, que criem uma conexão com eles e que sejam memoráveis.
Essa última parte é de enorme importância, porque criar emoções no público alvo sempre fará com que eles se lembrem de você.
Isso serve tanto para emoções positivas quanto negativas. Porque, quem nunca teve uma péssima experiencia em um restaurante e se lembra até hoje?
Ao mesmo tempo, quando temos uma boa refeição, com bom atendimento e preço bacana nunca vamos nos esquecer também.
Entre as principais funções do storytelling estão:
Apresentar um produto ou serviço a alguém que não conhece você é um trabalho difícil.
Ainda mais nos dias de hoje, onde quase todo mundo está ocupado demais para sair pesquisando empresas, e acabam utilizando as que já conhecem.
E, como eu já falei, uma das principais funções do storytelling é fazer as pessoas lembrarem de você.
Com a história certa, contada do jeito certo, você nunca será esquecido.
Se você nunca for esquecido, logo estará a um passo de fidelizar esse cliente.
Gere emoções positivas com o storytelling e os seus clientes sempre associarão você a coisas boas.
- Dar uma identidade a sua marca
A forma como você escolhe contar as histórias dirá muito sobre quem é a sua marca.
Sim, “quem”, porque o objetivo é falar com o seu público de igual para igual, como se fosse uma pessoa falando com outra.
Qual vídeo você acha que ficará marcado na sua memória: um comercial de 2 minutos falando sobre aspectos técnicos de um celular, ou um vídeo de pessoas animadas, curtindo um momento especial e apenas usando o celular para registrar?
Não importa o nicho que você está, a maioria dos seus concorrentes estão fazendo a primeira opção, porque não sabem o poder do storytelling.
Você pode sair na frente!
- Facilitar o entendimento dos seus clientes
Se o seu produto ou serviço exige que você dê algum tipo de instrução, por que não usar o storytelling para demonstrar?
Basta lembrar daqueles vídeos de segurança engraçadinhos que os cinemas passam antes dos filmes.
Eles criam personagens e uma história inteira em poucos minutos para te mostrar as regras do cinema.
É divertido, não é chato e você tem maiores chances de prestar atenção e lembrar das regras do que se fosse um narrador, com uma voz monótona, ditando as regras.