Alguns pontos importantes e interessantes sobre a otimização de sites.
Para mais informações veja também meus artigos:
Otimização de sites para mecanismos de busca (SEO) é o conjunto de técnicas de otimização de sites e blogs, visando alcançar melhores rankings orgânicos para gerar tráfego e autoridade.
A estratégia SEO é fundamental para o site ganhar visibilidade no mundo digital e mais visitantes para o site.
Pesquisas apontam que noventa por cento das pessoas que fazem buscas no Google clicam somente nos resultados que aparecem na primeira página.
É importante frisar que com as atualizações dos algoritmos de busca do Google, o SEO passa constantemente por updates e é necessário acompanhar essas mudanças.
Estar atento a essas atualizações que o Google implementa é muito importante.
Por exemplo, uma recomendação atual é priorizar a indexação para dispositivos móveis e pesquisa por voz.
Segundo dados atuais, tem mais pessoas fazendo buscas em dispositivos móveis do que em desktop, e essa tendência vem aumentando vertiginosamente.
Outro exemplo: recentemente o Google informou que passou a considerar o HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure – protocolo de transferência de hipertexto seguro) como sinal de classificação orgânica.
O HTTPS é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS.
O SSL (Secure Sockets Layer) e seu sucessor TLS (Transport Layer Security) são protocolos de criptografia que permitem a comunicação segura entre o cliente e o servidor de uma aplicação web.
Psicologia da busca é procurar conhecer e até mesmo prever as intenções das pessoas durante as pesquisas, seus anseios para suprir um desejo específico, formas de buscar por respostas, etc.
Existem dois fatores de otimização: a interna, que se refere a otimização do próprio site, e a externa, que diz respeito ao relacionamento dele com outros sites.
Otimização Interna (SEO On-Page). Exemplos:
Title Tag – Título da página em HTML.
Palavras-chaves bem distribuídas.
Header Tag – O elemento HTML Header representa um grupo de supor introdutório ou navegacional.
Uso de negrito, itálico e sublinhado.
Tags Alt de imagem – Descrição da imagem que será lida pelo Google.
Meta Tags – Linhas de código HTML que descrevem o conteúdo do site para os buscadores.
Otimização Externa (SEO Off-Page). Exemplos:
Texto usado no link.
Título da página que possui o link apontando para o site.
Relevância e credibilidade do site que o aponta.
O tema (assunto) do site que possui link para o seu.
No caso de um site feito em WordPress fica bem fácil realizar esse trabalho de otimização de sites.
O plugin Yoast SEO tem uma versão gratuita para usar no WordPress e pode auxiliar bastante nesse sentido.
Com ele é possível configurar as palavras-chave, as heading tags (títulos H1 a H6), a meta descrição e a URL do site.
O título da página tem muita relevância para o Google indexar a página, sendo o fator de otimização interna mais importante para a obtenção de elevados rankings nos motores de busca.
É necessário que o título tenha no máximo 58 caracteres.
É imprescindível fazer uma boa escolha da palavra-chave. Existem planejadores de palavras-chave do próprio Google, que mostram tudo o que está sendo pesquisado.
É possível digitar uma palavra no Google e ver no final da primeira página algumas indicações de expressões que estão sendo mais buscadas, com relação à referida palavra.
Após a escolha da palavra-chave é importante usá-la na URL, nos títulos para o usuário e para o Google, na meta descrição, nos cabeçalhos e, se possível, nos subtítulos, nas tags das figuras e algumas vezes dentro do texto.
Se possível usar algumas delas em negrito.
A meta description é a descrição que vemos nos resultados das pesquisa e é de suma importância na otimização de sites.
Ela é fundamental para alcançar o clique do usuário, uma vez que ele realiza a pesquisa e decide em que resultado irá clicar após uma rápida análise.
O Google aumentou recentemente o número de caracteres da meta descrição de 160 para 320, com a finalidade de dar aos usuários resultados mais descritivos e assim poderem fazer suas escolhas.
Dois critérios que os robôs do Google utilizam para avaliar qual domínio deve ser posicionado na frente nos resultados são a frequência e a quantidade de postagens.
Esse é um dos fatores mais importantes, por isso é preciso realizar atualizações constantes.
Um site que fica jogado às traças não é bem visto pelos mecanismos de busca.
É importante também ter um layout adequado, que além de bonito seja também responsivo (que se adapta para outros aparelhos, como celulares, tablets, etc).
Texto escaneável (fácil e agradável de ler), no máximo duas a três linhas por parágrafo, espaçamentos adequados, uso de negrito, itálico e sublinhado, etc, são decisivos na otimização de sites.
As imagens devem ter a Tag Alt e ser o mais leves possível, mas não adianta usar imagens de baixa qualidade, é bom equilibrar com bom senso o “peso” e a qualidade.
Usar a Tag Alt é oferecer uma descrição para a imagem, justamente a parte que será lida pelo Google, informando-lhe qual a relação da imagem com a página, daí sua importância.
No WordPress e na maioria dos blogs é muito fácil adicionar o ALT nas imagens, pois já existe um campo de nome “texto alternativo”, onde é possível colocar a palavra-chave no momento de inserir a imagem.
Mas também é possível fazê-lo pelo editor de HTML, adicionando alt-“palavra-chave” após a Tag Title.
Interações diversas também fazem parte dessa tarefa:
★ Figuras e vídeos;
★ Links para downloads;
★ Links internos e externos;
★ Páginas relacionadas (cujos assuntos são parecidos);
★ Artigos recomendados;
★ Navegação nas barras laterais;
★ Formulários de captura;
★ Sinais sociais (Facebook, Instagran, etc).
É o texto clicável que os usuários vêem como hyperlink e podem clicar para acessar o conteúdo de outra página.
Os motores de busca sempre consideram o texto-âncora de um link para identificar do que a página linkada se trata.
É importante ter links com textos-âncora corretos e variados.
Não podemos deixar de mencionar a importância da criação de landing pages, pois ela está entre um dos fatores importantes.
O conceito de landing pages é o da aterrizagem, ou seja, por onde o visitante aterriza em determinado seu site.
Uma página de destino é definida como qualquer página por onde um visitante entra no seu site.
O tempo de carregamento da página também passou a ser muito importante porque as pessoas geralmente não gostam de esperar.
Quando um site demora para carregar o usuário pode desistir e isso faz com que a taxa de rejeição aumente, sendo, portanto, um fator negativo.
Por isso o Google leva esse fator em consideração para o rankeamento do site.
Quanto mais um site cresce, maior o número de dados envolvidos.
Acontece que alguns servidores limitam a quantidade de dados que podem entrar ou sair.
Se isso acontecer a situação deve ser resolvida com urgência, se necessário com a mudança do plano ou a troca do servidor de hospedagem.
O Primeiro passo para ter uma página indexada é informar a URL por meio de uma ferramenta que o próprio Google coloca à disposição.
Basta clicar aqui para fazer a indexação da página.
Mas também é interessante colocar o link do seu site ou da página em outros sites já indexados e com maior relevância.
Trocar links com sites bem posicionados ajuda muito, mas é preciso fazer isso com bom senso e moderação e, conforme as políticas do Google, com sites que se tem alguma relação verdadeira (não apenas de troca de links).
É saudável estar sempre de olho na concorrência, tendo em mente a disputa pelo ranking de posições para a palavra-chave com os usuários comuns e os anunciantes (Google AdWords – plataforma online de publicidade), analisando a demanda para a palavra-chave com a qual pretende-se trabalhar.
Conforme a palavra-chave que escolhemos podemos estar concorrendo com mais de 500 milhões de sites.
Saber analisar o código-fonte de sites bem posicionados e entender de que forma foi feita a otimização deles pode ser muito útil para quem está lutando por melhores posições.
A taxa de conversão é outro fator importante na otimização de sites. A conversão ocorre quando o visitante age satisfazendo os objetivos do criador do site.
É óbvio que todo site tem um objetivo, seja de vendas, cadastros de e-mails, um bom número de visitantes e de páginas acessadas, tempo de visita, etc.
Apesar de que o Google vem afirmando atualmente que esse fator não é mais tão relevante, a ponto de não ser mais possível saber o valor de um site que era de 0 a 10 para indicar sua popularidade , não podemos desprezar o poder dos links que estejam apontando para um determinado lugar.
SEO White Hat são as recomendações das principais search engines, que na verdade são normas de boa conduta, onde é indicado o que se pode e o que não se pode fazer.
Black Hat SEO é um conjunto de técnicas maliciosas e não éticas.
Sites podem ser banidos das pesquisas do Google devido a erros (intencionais ou não) que ocorrem no momento de otimizar os fatores on-page e off-page.
Pode acontecer do site não ser banido mas apenas punido, caindo no ranking e perdendo dezenas ou até centenas de posições.
Algumas práticas que podem causar o banimento ou punição do site:
Textos Hidden (escondidos) – São textos que as pessoas não vêem ao entrar num site.
Alguns webmasters fazem isto com a intenção de colocar palavras-chave na página sem deixá-las visíveis a quem visita o site, pois ficaria esteticamente feio, sendo que tais textos são lidos pelos mecanismos de busca do Google.
A maneira mais comum de fazer isso é usar o texto com a mesma cor do fundo. É possível ver esses textos usando as teclas CRTL + A do teclado, selecionando toda a página.
Alt Image Tag Stuffing – repetição de palavras-chave nas imagens.
Meta Tag Stuffing – repetição de palavras-chave nas Meta Tags.
Title Tag Stuffing – repetição das palavras-chave no título do site.
Doorway – Ocorre quando as páginas não possuem conteúdo algum, apenas palavras-chave e links para outras páginas.
O Google condena essa prática porque o visitante não é levado para onde ele queria na realidade.
Cloaking – Consiste em apresentar um conteúdo para os mecanismos de busca e outro diferente para o visitante.
Punição “injusta” – Pode ocorrer de um site ser penalizado sem ter culpa alguma.
Suponhamos que dois sites tenham links apontados um para o outro, até que um deles começa a realizar práticas de Black Hat SEO e é banido.
O proprietário do outro site não sabe disso e continua apontando links para o site expulso.
Isso fará com que ele acabe sendo penalizado também e perdendo muitas posições no ranking.
Por isso muitos sites usam a Tag Nofollow, para mostrar ao Googlebot que não deseja repassar autoridade para os links ali inseridos.
É muito importante manter o controle dos links que estão em seu site, verificando sempre se algum deles porventura não foi penalizado ou banido.
O conteúdo duplicado também é um fator prejudicial.
Os buscadores desejam oferecer uma boa experiência para os usuários através de conteúdos originais e não cópias.
Sites que copiam conteúdo acabam tendo uma posição inferior nos resultados.
É usada para impedir ou permitir a indexação do site e a aceitação ou não de passar autoridade a links de terceiros.
Trata-se da união de várias técnicas de otimização que podem ser desenvolvidas para obter links externos que apontem para determinado site, essenciais para um bom ranqueamento nos sites de busca.
Link Building é esforço para adquirir links de outros sites.
O Google oficialmente condena a prática de compra de links e pode punir o site.
O link bait é uma espécie de atrativo para as pessoas gerarem links para um determinado site.
Notícias, tópicos de discussões, infográficos, etc, são formas de link bait.
A Tag DoFollow dá permissão aos robots para seguirem os links.
O Google orienta que a pessoa só a use quando realmente conhece o site e tem reais motivos para o estar indicando.
NoFollow é um atributo não padrão do HTML, dando a entender aos buscadores (Google, Yahoo, MSN) que um determinado hyperlink não deve ter valor no rankeamento da página apontada pelo link.
Ao usar esse atributo a pessoa está dizendo ao Google que recebeu para colocar aquele link (link patrocinado).
Aí está um pequeno resumo do que é possível fazer para melhorar a otimização de sites perante os mecanismos de busca.
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Olá amigão tudo bom? Aqui é Antonio Silva Adm do blog criarinternet.com.br.
Cara muito bom este artigo. O SEO é bem necessário para que o site ou blog tenha um bom posicionamento nos mecanismos de busca, mais também existem cuidados a serem tomados. Quais cuidados? Bom, precisamos tomar cuidados nos exageros e muitos erros que muita gente comete, e por esta razão elas tem os seus sites ou blogs penalizados e até mesmo banidos dos buscadores e por ai vai. Eu até escrevi um artigo falando especificamente sobre sobre as técnicas de seo que em hipótese alguma poderá ser usadas em seu blog ou artigos.
O link do artigo é esse abaixo, fique a vontade para examinar o artigo. //www.criarinternet.com.br/tecnicas-de-seo-que-devem-ser-evitadas-evite-penalizacao-saiba-porque/
Muito obrigado pela atenção e mais uma vez eu repito esse artigo seu meu amigo é realmente de grande utilidade para todos nós. Valeu!
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