SEO

SEO – Noções Básicas

Este artigo SEO noções básicas tem o objetivo de apresentar alguns pontos básicos mas muito importantes de SEO.

Fugindo um pouco do conceito tradicional, podemos dizer que SEO é o procedimento de provar ao Google que sua página merece ficar bem posicionada nas pesquisas.

Em palavras mais técnicas, é a arte de otimizar um site de modo a melhorar sua classificação nos resultados dos motores de busca.

Esse resultado, porém, não acontece da noite para o dia, depende de um certo tempo e esforço.

SEO NOÇÕES BÁSICAS

Ao contrário do que muitos pensam, SEO não consiste apenas em colocar palavras-chave em determinados lugares do site e enchê-lo com links internos e externos. No entanto, a otimização de sites tem se transformado cada vez mais em uma técnica complexa e trabalhosa.

Isso acontece porque a cada dia as pessoas estão aprendendo mais a respeito desses mecanismos.

Ficou patente a sua importância para todo e qualquer site.

Livros e cursos têm sido lançado aos milhares e, dessa forma, com mais sites competindo de forma técnica, ou seja, de igual para igual, os algoritmos do Google vão evoluindo para avaliar com mais critérios a grande avalanche de sites que surgem a cada dia.

É o mesmo que acontece num concurso público: Quanto mais candidatos e quanto melhor o nível deles, mais difíceis precisam ser as provas para separar com eficiência os ótimos dos bons, os bons dos medianos e os medianos dos medíocres.

A quantidade de critérios usados pelo Google é muito grande e uma boa parte deles é um mistério nunca revelado.

A maioria desses critérios, porém, são públicos e o Google sempre falou deles abertamente.

Conteúdo de qualidade acrescentado com uma certa constância é um fator importante não só para os mecanismos de busca, mas, principalmente, para as pessoas que visitam o seu site.

Assim, quanto melhor um site for para o público em geral, tanto melhor ele será aos olhos do Google.

SEO Noções Básicas (Princípios Básicos)

O texto de qualquer postagem deve ter pelo menos 450 palavras e a palavra chave deve estar incluída:

– No título;

– Nos cabeçalhos Heading (H1, H2 e H3);

– No nome e Alt de uma imagem;

– No texto com densidade pelo menos 1%;

Além disso, é importante que ela apareça pelo menos uma vez sublinhada ou em negrito.

Escolhendo a palavra-chave

A otimização das palavras-chave é um dos fatores mais importantes do SEO para conseguir os primeiros bits de tráfego orgânico para qualquer site.

A seguir veremos algumas dicas preciosas nesse sentido:

  1. Pesquisa no Google

No site do Google digite palavras referentes ao seu nicho ou ao seu artigo e verifique no auto-complete quais frases são mais buscadas.

O Google dará algumas sugestões antes mesmo de terminar de digitar as palavras.

Identifique os termos ou expressões mais buscados. Uma dica é ver quais são as palavras que mais se repetem nos resultados, pois são essas as palavras que estão sendo mais buscadas.

  1. Sugestões do final da página do Google

As sugestões do final da página têm a finalidade de oferecer a quem está pesquisando novas alternativas para o caso de não ter encontrado exatamente o que queria. 

Trata-se de uma nova oportunidade de busca além daquela já sugerida inicialmente pelo Google.

Vemos aí mais palavras-chaves expostas, prontas para serem usadas.

Backlinks

Ao fazer um bom trabalho de SEO é possível melhorar muito a posição de um site nos mecanismos de busca, mas só isso não basta. Muitos outros fatores são importantes e um deles se refere aos backlinks.

Os backlinks concedem ao seu site autoridade vinda outros sites, desde que eles tenham boa pontuação.

 

Existe uma relação direta entre a qualidade dos backlinks e os rankings de pesquisa.

SEO ou AdWords

Vamos ver algumas diferenças entre usar as estratégias de SEO ou o Google AdWords.

Os resultados de SEO começam a aparecer depois de aproximadamente seis meses a um ano.

Mas, apesar de não dar resultados rápidos, as estratégias de SEO são de longe a forma mais lucrativa para obter tráfego.

Essa espera é muito válida, porque não será necessário pagar por cliques, como ocorre com o AdWords.

A grande diferença, no entanto, é que com os links patrocinados o retorno é imediato. É possível fazer a segmentação por palavra-chave, por região, horário, além de poder descobrir quais são as melhores palavras.

No AdWords você investe dinheiro para comprar tempo, enquanto que no SEO você investe tempo para não precisar investir dinheiro.

Mas, como dizem os gurus do marketing digital, o melhor que se tem a fazer é usar as duas estratégias juntas até encontrar o caminho das pedras.

Google Search Console

O Google Search Console é a central do Webmaster, uma ferramenta gratuita do Google que oferece muitas informações a respeito do site consultado.

No Google Search Console é possível ver o desempenho do site com sugestões para resolver problemas, além de informar quantas vezes cada página aparece nas buscas, etc.

Após cadastrar seu site no Google Search Console você terá um canal de comunicação aberto onde será possível saber exatamente como o Google vê o seu site.

Também é possível adicionar novas páginas para que os motores de busca possam encontrá-las mais rapidamente, pelo link:

https://www.google.com/webmasters/tools/submit-url?pli=1

Espero que tenha gostado desse artigo SEO Noções Básicas

Você pode encontrar informações complementares nos artigos seguintes:

SEO Otimização de sites

Ferramentas para analisar sites

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