O marketing no YouTube é uma valiosa oportunidade de promoção para todas as pessoas, empresas ou empreendedores que querem mostrar seus vídeos para o maior número possível de usuários.
Nesta postagem, vou expor ideias e estratégias muito eficazes que se aplicam ao marketing no YouTube e vídeos.
Primeiramente, antes de começar a explicar todos os detalhes deste tipo de marketing, eu gostaria de enfatizar uma ideia crucial:
O poder que o YouTube tem como meio de divulgação em massa, oferecendo a oportunidade de transmitir a mensagem em vídeos de forma inovadora e, simultaneamente, para diferentes usuários da rede.
E, também, oferecer interatividade entre todos.
Vejamos alguns dados que mostram o poder do YouTube:
1. O YouTube é atualmente o segundo mecanismo de pesquisa mais usado no mundo. Isso significa que ele monopoliza a maior parte das pesquisas de vídeo realizadas, deixando para trás todos os outros mecanismos de pesquisa.
Por conseguinte, seu vídeo postado no YouTube tem muitas possibilidades para aparecer nas primeiras páginas da Internet.
2. Devido ao grande sucesso e crescimento o YouTube recebe milhões de visitas de todo o mundo diariamente, e isso oferece uma valiosa oportunidade de promoção para todas as pessoas, empresas ou empreendedores que querem mostrar seus vídeos promocionais para o maior número possível de usuários.
3. Os vídeos do YouTube tendem a ocupar a primeira página do Google: o maior e mais influente mecanismo de pesquisa do mundo.
Aliás, o Google é dono do YouTube e, por esse motivo, muitas vezes encontramos vídeos do YouTube posicionados entre as primeiras colocações, obtendo ótimos resultados de posicionamento.
4. No YouTube todo conteúdo é preparado pelos próprios usuários, de acordo com suas próprias preocupações e necessidades, e eles podem criar vídeos de formatos inovadores, conteúdos originais e com uma distribuição massiva.
Todavia essas são apenas algumas das razões pelas quais todos devem estar cientes do poder que tem o YouTube como uma plataforma de promoção.
Pessoalmente, eu uso o YouTube como um recurso essencial no meu trabalho, que é a divulgação de alguns produtos (marketing no YouTube).
Por isso, durante esses últimos anos pude acompanhar o crescimento do YouTube e fui aprendendo no dia a dia a usar todas as estratégias possível, juntamente com as oportunidades que ele nos oferece.
O YouTube é considerado o motor de busca específica de vídeos mais influente e mais visitado na Internet.
Afinal milhões de usuários de todo o mundo entram a cada minuto no YouTube e recorrem a ele para encontrar vídeos de seu interesse.
Eu gostaria, portanto, de compartilhar algumas técnicas que ajudarão você a entender melhor o funcionamento do YouTube, e desta forma obter um maior desempenho em suas pesquisas.
Normalmente, quando começamos a usar o YouTube, o primeiro passo é procurar por vídeos escrevendo uma palavra específica no mecanismo de busca, por exemplo: “marketing de vídeo com o YouTube”.
Assim sendo, podemos ver resultados em:
Encontre outros vídeos importantes.
Depois de encontrar algum vídeo que você acha interessante, vá para o lado direito da página, onde diz “Vídeos relacionados “.
Com efeito, você pode encontrar vídeos relacionados com o mesmo tema com o qual iniciou sua pesquisa, e dentre todos esses vídeos pode encontrar algum interessante.
O próximo passo depois de identificar um vídeo que você achou interessante, é ir para o canal vídeos do autor desse vídeo, porque é provável que em seu canal tenha outros vídeos do mesmo tema.
Desse modo, você pode encontrar muitos vídeos semelhantes e interessantes.
Da mesma forma, se você encontrar um canal que por seu conteúdo e tema é muito parecido com o que você está procurando e tem muitos vídeos que você pode querer ver, minha recomendação é que você se inscreva nesse canal.
Por exemplo, se você fizer uma pesquisa com as palavras “Férias na França”, talvez obtenha resultados mais genéricos.
Para melhorar essa pesquisa você deve usar palavras mais específicas, como: “Férias em Paris, França”.
Desta forma, quanto mais precisas forem as suas pesquisas, melhores resultados que você obterá.
Quando você clica em “Filtro “(abaixo da barra de pesquisas), você poderá refinar sua pesquisa, delimitando-a de acordo com a duração ou o idioma do vídeo.
Além disso, você pode classificar os resultados de acordo com:
– Data adicionada;
– Volume de reprodução;
– Relevância;
– Pontuação;
– Duração;
– Etc.
Dessa forma, você pode otimizar suas pesquisas no YouTube e encontrar vídeos mais importantes segundo a sua necessidade.
Mesmo que você não tenha pensado em enviar seus próprios vídeos para o YouTube, é recomendável que comece o quanto antes.
Assim sendo, crie sua própria conta para participar no YouTube, comentar sobre os vídeos dos outros usuários, adicionar amigos e criar suas listas de vídeos favoritos.
Este é o primeiro passo para participar como um membro ativo da comunidade do YouTube. Dessa forma, quando você quiser enviar seus vídeos, tudo vai ser muito mais fácil.
Antes de mais nada é aconselhável escolher um nome de usuário que seja seu próprio nome, o nome da sua empresa ou um nome que comunica os benefícios do seu negócio ou serviço.
Ao mesmo tempo é importante usar seu e-mail normal, porque depois de preencher seus dados, o YouTube enviará um e-mail para você confirmar.
Por fim, melhor ainda é usar sua conta do Gmail.
Se você não tiver, abra uma para que você possa gerenciar todos os serviços do Google (YouTube, Maps, Picasa, Blogger, etc.).
O próximo passo depois de se inscrever é editar seu canal.
Na “descrição” é importante escrever de uma maneira breve o que você faz.
Assim, use palavras-chave importantes para o seu negócio, por exemplo, se você trabalha com turismo pode usar “marketing de turismo, guia turístico”, etc.
Você pode encontrar o design do seu canal à esquerda.
É aconselhável passar algum tempo nessa seção, testando as diferentes combinações de cores possíveis, a fim de escolher a que melhor se adaptar ao seu canal.
Depois de ter feito todas as alterações clique em “Atualizar”.
Depois de personalizar seu canal do YouTube é aconselhável personalizar a página principal.
De fato essa é a página que você sempre verá depois de iniciar sua sessão.
Eu geralmente recomendo selecionar todas as opções e clicar em “Salvar”.
Semelhantemente, após personalizar todas as opções da sua conta do YouTube, você precisa configurar seu perfil.
Nessa parte você pode fazer uma descrição de si mesmo, colocar sua página da Web e outros dados importantes.
Nesta parte quero compartilhar alguns exemplos importantes que podem ajudá-lo a ter mais tráfego e reproduções de seus vídeos.
Para tanto, acompanhe os passos a seguir:
Depois de ter aprendido a fazer pesquisas diferentes e de ter criado sua conta no YouTube, você está pronto para enviar vídeos.
Veja alguns pontos-chave sobre a Importância do upload de vídeos para o YouTube:
1. Envie vídeos para o YouTube para ajudar você a ter mais visibilidade e ter uma excelente oportunidade para fazer marketing eficaz.
2. Você pode enviar um número ilimitado de vídeos para o YouTube, pois é totalmente gratuito.
3. O YouTube é a maior página de vídeos do mundo, além disso, muitos sites tomam como referência o conteúdo do YouTube, logo esse sistema pode lhe dar mais visibilidade.
4. O tráfego do YouTube está crescendo constantemente e o marketing no YouTube está tendo cada vez mais importância.
Na verdade, hoje em dia as pessoas estão relutantes em criar vídeos corporativos muito elaborados ou vídeos de pura publicidade, tipo anúncios.
O mais importante é que seu vídeo comunique algo importante e útil para os usuários.
Eventualmente você pode até carregar vídeos que não são seus, mas desde que alguém lhe dê permissão ou licença para usar.
É importante saber que você não pode enviar vídeos sobre programas de televisão, concertos ou musicais.
Em virtude de que todo o conteúdo que você envia deve ser criado por você. Se não for seu, obtenha uma licença por escrito para usar o conteúdo.
Seja como for, para criar vídeos, tenha em mente essas três ideias-chave fundamentais:
O YouTube passou a oferecer uma maneira de capturar rapidamente, o que permite que você faça vídeos gravando diretamente de sua webcam.
Nesse caso não há, portanto, necessidade de usar uma câmera de vídeo.
Apenas certifique-se de que a webcam está instalada corretamente.
Sem dúvida a captura rápida é uma boa maneira de criar conteúdo para o YouTube de maneira rápida e eficiente.
Para ficar entre os primeiros resultados do YouTube, você precisa otimizar os vídeos da maneira correta.
Você tem que aprender a encontrar as palavras-chave relacionadas ao seu nicho e usá-las corretamente quando você envia seu vídeo para o YouTube.
O YouTube é uma página da Web 2.0 e, portanto, tem uma comunidade muito ativa.
Por isso você tem que ser ativo também e seguir as etapas estratégicas que ajudam a ter mais visibilidade para seu canal e vídeos.
Além disso, existem outras estratégias que aumentam a possibilidade de obter mais tráfego.
Certamente uma maneira muito eficaz de obter tráfego e reproduções para seus vídeos é promovê-los fora do YouTube.
Inegavelmente o marketing no YouTube é um dos tipos de publicidade mais eficazes do mundo, pois tem capacidade de cativar as pessoas e fazer com elas se interessem pelos seus produtos e se tornem clientes.
Em agosto de 2017 o YouTube alterou seu logotipo em todas as suas plataformas de serviço do mundo.
A título de curiosidade, veja esse vídeo ilustrando esse mudança:
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