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Marketing Digital no Instagram para Atrair Clientes

O Instagram é uma verdadeira máquina de conversão de clientes. Os números divulgados pela própria rede social comprovam essa capacidade imensa de conversão.

O Instagram foi lançado oficialmente em 2010, apenas para usuários iOS.

Basicamente, naquela época, era apenas uma rede social de imagens quadradas, e famosos filtros podiam tornar a imagem única com apenas alguns cliques.

Quando a rede social foi lançada para Android, em 2012, o número de usuários disparou e o Instagram não parou mais de crescer desde então. A rede tem atualmente 1 bilhão de usuários ativos por mês.

No Brasil, o número de usuários é de 50 milhões, perdendo apenas para os Estados Unidos.

O Instagram tem crescido exponencialmente ano após ano. Esse movimento ficou mais aparente depois que o Facebook adquiriu a empresa e, posteriormente, adicionou o recurso Stories ao aplicativo.

Por fim, a rede social atualmente inclui marcas e indivíduos em todo o mundo, e se tornou uma ferramenta importante para as marcas promoverem seus produtos.

Com essa expansão em mente, é importante que uma loja ou serviço online direcione parte de sua estratégia de marketing digital para o Instagram.

ANUNCIANDO NO FACEBOOK/INSTAGRAM

É fato comprovado que os Anúncios podem ajudar a aumentar exponencialmente o número de pessoas que você atinge todos os dias. Aumentando também o numero de visitas no seu site, a quantidade de vendas e potencializando os resultados da sua empresa ou negócio.

Mas, como criamos um Anúncio otimizado que possa atingir muito mais pessoas?

Como podemos garantir que seus anúncios vão ser mostrados somente a pessoas que tem um real interesse no seu produto ou na sua empresa?

Quais são as coisas que você precisa fazer e as coisas que deve evitar?

Um anúncio não otimizado pode fazer você perder dinheiro, perder clientes e potenciais seguidores.

Por outro lado, anúncios super otimizados vão inspirar os seus seguidores e motiva-los a agir e comprar seus produtos ou serviços.

RELACIONAMENTO COM A AUDIÊNCIA E VALOR DO MERCADO

Bons anúncios ajudam a elevar o faturamento e a construir um relacionamento com seu cliente em potencial.

Por isso é, muito importante que sua empresa faça uso direcionado das ferramentas de marketing digital de maneira que possa gerar o valor de mercado.

Dessa maneira, aumentam as chances de tornar a marca uma referência dentro do seu segmento de atuação.

Sendo assim, é importante que a gestão da empresa relacione as ações, como por exemplo, estratégias de atração de clientes costumam aumentar muito as vendas.

Portanto, é importante que sua empresa gere essas ações através de links patrocinados. Bem como por meio de ferramentas orgânicas e ferramentas pagas, uma vez que são bastante resolutivas.

ATRAIA CLIENTES PARA O INSTAGRAM COM MARKETING DIGITAL

No ano de 2020, 60% dos usuários descobriram novas marcas/serviços/produtos através do Instagram e cerca de 30% finalizaram uma compra pelo aplicativo;

Estes números, inclusive, estão em ascensão.

Portanto, atrair clientes pelo Instagram é uma obrigação dentro de qualquer estratégia consolidada de marketing digital.

CRIE UMA HASHTAG INTERATIVA

Além de usar hashtags é preciso fazer a escolha certa. Assim, por exemplo, se você tem uma empresa de consultoria de marketing digital, deve usar tags genéricas, como ‘marketing digital’, uma tag para especificar a empresa, seu segmento e a especialidade, como por exemplo, marketing digital para médicos.

Por fim, uma tag de localização, como marketing digital para médicos São Paulo, para identificar os serviços na cidade onde sua empresa está sediada.

Se você está procurando criar um envolvimento instantâneo, as hashtags interativas são uma ótima maneira de fazer isso.

Os clientes podem usar a tag para publicar conteúdo gerado pelo usuário. Isso permite pesquisar todas as postagens relacionadas à sua marca.

Ele também possibilita pesquisar facilmente através de imagens que você pode querer publicar novamente em sua própria página.

Criar uma hashtag que a sua empresa (e outros usuários) consigam procurar é publicidade gratuita.

Toda vez que alguém publica uma foto usando a tag, eles estão expondo sua empresa para seus seguidores.

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CRIE CONTEÚDO VARIADO NO INSTAGRAM

Explorar o Instagram em todas suas as possibilidades garante uma variedade de conteúdo para o usuário consumir.

Atualmente é possível fazer um vídeo de até 1 minuto, um vídeo de até 15 segundos na função Stories, lives de até 60 minutos, um vídeo de até 10 minutos de IGTV e a nova função Reels, um vídeo rápido com efeitos especiais e funções de edição, semelhantes ao famoso TikTok.

FIDELIZAÇÃO DO PÚBLICO E SOLUÇÃO AO CLIENTE

A fidelização do cliente na era digital se dá por meio de estratégias, serviços e construção desse relacionamento com o público.

Sendo assim, é importante que sua empresa mantenha uma sólida presença online, de modo que direcione as estratégias de marketing digital para que se mostre uma resolução.

Além disso, a marca precisa ser trabalhada de modo que seja lembrada e otimize os processos.

Isso porque através da presença digital a empresa pode aumentar seu faturamento de maneira imediata com ações pagas, por exemplo, através das ferramentas Ads.

DIRECIONAR O PÚBLICO NO FUNIL DE COMPRAS

O Instagram é uma rede social de rápida comunicação e interação, capaz de direcionar o público dentro do funil de compras, abrangendo toda a jornada do consumidor.

Dessa forma, por meio do conteúdo, das tags e do contato constante, o usuário pode ser guiado até que se torne um consumidor.

MUDE PARA UM PERFIL COMERCIAL O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL

Antes de planejar sua estratégia de marketing para Instagram, certifique-se de ter uma conta comercial.

Você só precisa ir até configurações e clicar em “Alternar para o perfil de negócios” para dar início.

Existem alguns benefícios de ter um perfil comercial.

Por exemplo, os seguidores podem entrar em contato diretamente com você em sua página do Instagram, exatamente como fariam em seu site.

Um perfil comercial permite que você crie e publique anúncios sem precisar usar as ferramentas publicitárias do Facebook.

Você também pode acessar as ferramentas de análise do Instagram, chamadas Insights, que fornecem estatísticas sobre suas impressões e alcance das postagens.

Quando você desbloquear as vantagens gratuitas do seu perfil de negócios, precisa começar usá-las para rastrear e entender seu público.

TENHA UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING NO INSTAGRAM

Qualquer rede social precisa de uma estratégia para trazer resultados, e o Instagram não é diferente.

Antes de começar a usar o Instagram como ferramenta de marketing, você precisa definir alguns pontos importantes da sua estratégia, que são públicos e objetivos.

É com base neles que você definirá o que publicar no Instagram.

O público definirá o estilo de linguagem e imagens que você vai usar, por exemplo.

Enquanto os objetivos ajudam a definir seus CTAs.

USE AS FERRAMENTAS GRATUITAS DO INSTAGRAM

Os perfis de negócios no Instagram não são muito diferentes dos perfis de negócios do Facebook.

Através de Insights, você visualiza estatísticas como impressões, engajamento e muito mais.

Você pode até ter acesso aos dados demográficos de seus seguidores, tais como informações sobre idade, sexo, localização e horário em que estão mais ativos.

Essas ferramentas gratuitas são ótimas porque você pode usá-las para entender exatamente como os usuários estão interagindo com seu conteúdo.

Quanto mais você souber sobre como os usuários estão interagindo com suas postagens, melhor você pode deixar seu conteúdo para aumentar o engajamento.

Ter esse conhecimento é fundamental se você quer saber como deixar seu Instagram mais atrativo.

Por isso, ter uma categoria de postagens que chamam atenção é determinante.

PUBLIQUE CONTEÚDOS QUE FAÇAM COM QUE AS PESSOAS COMPREM

E se você pudesse vender mais produtos apenas publicando no Instagram?

É hora de aprender como fazer divulgação no Instagram.

O Instagram é um excelente lugar para anunciar seus produtos. E se você fizer da forma certa, não vai cansar os usuários com propagandas.

Se você for muito insistente, os seguidores vão desaparecer.

Os lançamentos de produtos são uma maneira fácil de falar sobre o seu item e aumentar o interesse sem parecer que você está insistindo muito.

Quando você instiga as pessoas sobre os produtos em que estão interessadas, e você não as força a comprar nada, elas serão mais propensas a realmente comprar alguma coisa.

Do contrário, pelo menos, se envolverão com sua postagem dando uma curtida, comentando ou compartilhando com um amigo.

Sendo assim, não tenha medo de mostrar seu produto publicando fotos.

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CRIE ANÚNCIOS PATROCINADOS

Os anúncios do Instagram tornaram-se comuns na plataforma. Você pode controlar exatamente o quanto você deseja gastar com eles, definindo um orçamento.

É possível mostrar apenas um anúncio patrocinado ou vários anúncios com a função carrossel.

Isso dá a capacidade de segmentar seu público de uma maneira totalmente nova.

Antes das postagens patrocinadas, somente usuários que seguiam sua conta podiam ver suas atualizações e fotos.

Agora, as marcas podem promover suas fotos para qualquer pessoa que se adapte ao seu público-alvo e aumentar seu alcance ainda mais.

Para anúncios patrocinados, use um conteúdo atrativo, além de provocar o grupo-alvo que você deseja colocar no anúncio.

TRANSFORME SUAS POSTAGENS COMUNS EM ANÚNCIOS PATROCINADOS

Você também pode converter postagens existentes em anúncios patrocinados, então fique de olho em suas postagens.

Faça várias postagens para públicos diferentes ao mesmo tempo para um engajamento ainda maior. Tenha em mente que existem muitas formas de anúncios patrocinados que você pode postar, como:

  • Fotos
  • Vídeos
  • Carrossel/Anúncios Dinâmicos
  • Stories
  • Stories Canvas

FAÇA PARCERIA COM INFLUENCIADORES PARA UM ALCANCE MAIOR

Se você deseja alcançar clientes em potencial no Instagram, a maneira mais rápida de fazer isso é através de influenciadores que já possuem um grande número de seguidores.

Cada vez mais pessoas estão comprando serviços ou produtos com base no que elas veem de pessoas influentes que seguem. Eles confiam nessas pessoas.

Se você se unir ao influenciador certo, pode mostrar sua marca para esses usuários.

O primeiro passo é tentar identificar alguns influenciadores que tenham um público relevante para o seu produto ou serviço.

MARKETING DIGITAL NO INSTAGRAM - CONCLUSÃO

Todas as suas ações dentro do Instagram, quando lançadas de forma estratégica, costumam ser bastante resolutivas.

Por isso, é importante que o empreendedor tenha sempre um planejamento que ampare sua presença digital.

Dessa forma, não lançará campanhas aleatórias, e poderá estudar os retornos. Ao passo que servirão como indícios importantes para novas ações.

Além disso, o marketing digital a uma espécie de termômetro para a empresa entender a aceitação do público quanto ao seu produto ou serviço, ou até mesmo para que possa ajustar a forma de se mostrar ao cliente.

Por isso, é importante atuar estrategicamente para que possa gerar valor ao negócio e investir nesse crescimento direcionado.

Haja vista que no mercado atual, literalmente, quem não é visto não é lembrado.

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