Para um usuário, a criação de um endereço bitcoin é tão simples como fazer o download de uma Wallet. Mas, o que acontece por trás desta simples ação?
Como criar um endereço de bitcoin pode variar de wallet para wallet. Abaixo, você vai conhecer o padrão imposto pela Bitcoin Improvement Proposal 39 (BIP-39).
O primeiro passo para criar um endereço bitcoin é obter um número binário aleatório. O mesmo é, então, separado em 12 números diferentes e cada um corresponde a uma lista preestabelecida de 2048 palavras.
Esses 12 números (ou palavras) , são conhecidos como seed-phrase (frase-semente). A seed phrase também pode ser composta por 24 termos. Essa sequência é vista da seguinte forma, como no exemplo abaixo:
witch collapse practice feed shame open despair creek road again ice least
A seed phrase é usada para gerar a chave privada. Exemplo: Gosto de ser feliz
Neste caso, a visualização seria algo como a sequência a seguir:
1E99423A4ED27608A15A2616A2B0E9E52CED330AC530EDCC32C8FFC6A526AEDD
Por sua vez, esta chave privada é passada por um algoritmo de curvas elípticas para que se obtenha a chave pública.
Neste sentido, o processo é bastante simples, mas fazer o sentido oposto é praticamente impossível. Por isso, é seguro compartilhar a chave pública, sem receio de que alguém possa decifrá-la e assumir o comando de nossos ativos.
Uma vez que a chave pública é gerada, ela passa por uma função hash e, finalmente, obtemos o endereço bitcoin. Então, ainda que, às vezes, ambas sejam entendidas como sinônimos, a chave pública não é a mesma coisa que um endereço bitcoin.
Para ilustrar, vejamos um exemplo de endereço:
1BvBMSEYstWetqTFn5Au4m4GFg7xJaNVN2
Para criar um endereço, primeiro é preciso passar por uma seed phrase, chave privada e posteriormente por uma chave pública. Ainda que, como usuários, não precisemos conhecer esse processo, nós só interagimos com a seed phrase e o endereço.