Google Trends – A ferramenta de tendências do Google

Google Trends é uma poderosa ferramenta gratuita que oferece informações valiosas sobre como as pessoas pesquisam no Google, fornecendo os dados de pesquisa em tempo real.

Os desejos, anseios e necessidades das pessoas que pesquisam na internet são desnudados diante dessa magnífica fonte de dados tão rica em detalhes.

Como funciona o Google Trends

O Google Trends usa critérios diferentes daqueles empregados pelos planejadores de palavras-chave tradicionais.

Na verdade ele é o complemento perfeito para essas plataformas de planejamento de palavras-chave, por trazer à luz padrões que elas não conseguem revelar.

Lançado pelo Google em 2006, o Google Trends tem sido aprimorado ao longo dos anos e se tornou uma fonte de dados perfeita para quem precisa de informações sobre as pesquisas de cada tipo de público nos mecanismos de busca.

Dimensionando os resultado em um intervalo de 0 a 100, o Google Trends determina a tendência, ou seja, quais assuntos estão em ascensão em determinado tempo e local.

Vou exemplificar com a pesquisa da palavra-chave “Google Trends”, escolhendo o Brasil nos últimos 12 meses:

google trends brasil

Vemos nos cinco primeiros resultados que o Estado de São Paulo tem o valor 100, Paraná 89, Rio de Janeiro 83, Distrito Federal 81 e Santa Catarina 79.

Se cruzarmos os dados do Google Trends com os dos planejadores de palavras-chave, poderemos compreender o que o valor de 100 nesse gráfico significa em termos reais.

Google Trends e o marketing digital

A capacidade do Google Trends de segmentar tendências por localidades, categorias e datas, faz dele um instrumento extremamente valioso nas mãos dos profissionais de marketing, colaborando com eficiência em todo e qualquer esforço de SEO.

Com efeito, para os profissionais de marketing o Google Trends é uma ferramenta essencial, pois possibilita fazer a escolha das melhores palavras-chave para uma estratégia perfeita, seja relacionada a anúncios, postagens em mídias sociais ou à produção de conteúdo para blogs.

Ter em mãos uma lista de palavras-chave com as tendências do público relacionado ao seu produto é um pré-requisito para ter um bom desempenho.

Com base no passado, o Google Trends faz uma projeção muito eficiente do futuro. Com isso é possível saber quais projetos é melhor continuar ou abandonar.

Ao ver que uma certa palavra ou expressão está sendo mais buscada em determinado momento e região, pode-se usá-la na URL, no título e na descrição de um conteúdo para que ele seja mais facilmente encontrado pelo público.

Pesquisar por uma palavra-chave sobre determinado nicho de mercado pode revelar quais são os principais hábitos dos usuários. E essa pesquisa pode ser segmentada por região, tanto pelas regiões do Brasil como pelo mundo afora.

trends

Uma ótima dica é agir prevendo quando haverá um novo pico. Dessa forma a concorrência será bem menor e os resultados serão muito melhores.

Dessa forma dá para escolher até o melhor mês para lançar um determinado produto.

Outra dica é pesquisar sobre as novas tendências que surgem nos Estados Unidos e antecipar suas ações nessa direção, já que em breve elas estarão chegando por aqui. Assim você sairá na frente dos seus concorrentes.

Alguns dados que o Google Trends oferece

– Quais notícias estão sendo mais lidas, podendo escolher o período;

– A escolha de categorias a serem pesquisadas;

– As localidades, países ou partes de um país onde se quer restringir a pesquisa;

– Qual a quantidade de pesquisas por mês ou num certo período de determina palavra-chave no Google ou no YouTube;

– Em que época do ano ocorrem quedas ou picos em determinadas pesquisas;

– Comparação entre duas ou até três palavras-chaves, para saber qual é mais buscada em determinado período ou região;

– Tópicos relacionados, que oferecem sugestões para mais palavras-chave que estão sendo usadas, inclusive quais tiveram um aumento repentino;

– Pesquisas mais frequentes que contém as palavras “por que”, “o que é”, “como fazer”, etc;

– Possibilidade de se inscrever para receber por e-mail as atualizações sobre determinado assunto;

– Ver quais são as imagens mais pesquisadas. As imagens são objeto de uma grande quantidade de consultas;

– Ver os resultados das tendências do Google Shopping.

Google Trends: o que está sendo pesquisado pelo mundo

O Google Trends pode ser acessado pelo link: http://google.com.br/trends

8 comentários em “Google Trends – A ferramenta de tendências do Google”

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